Legislativas: José Carlos Barros é o cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP pelo Algarve

ouvir notícia

.

José Carlos Barros, atual presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, será o cabeça de lista pelo Algarve da coligação PSD/CDS-PP (“Portugal à Frente”) nas próximas eleições legislativas, que se realizam a 4 de outubro.

Arquiteto paisagista pela Universidade de Évora, José Carlos Barros vive em Vila Nova de Cacela, concelho Vila Real de Santo António. Ligado desde há muito às políticas de ambiente e ordenamento de território, José Carlos Barros foi entre 1997 e 1999 assessor especializado no domínio do ordenamento do litoral e posteriormente adjunto do secretário de Estado que tutelou a área do ambiente.

Em 2000 assume a liderança do ex-libris ambiental do Algarve, a Ria Formosa, sendo indigitado diretor do Parque Natural da Ria Formosa e da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António. Os seus conhecimentos da região levam-no em 2005 a chefe de Divisão do Ordenamento do Território na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve onde, entre outras matérias, foi um dos responsáveis técnicos pelo PROT-Algarve – Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve.

- Publicidade -

Um novo desafio lhe foi colocado quando Luís Gomes, atual presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, o convida a avançar, com ele, para uma candidatura aquela autarquia. O desafio foi vitorioso e entre outubro de 2005 e setembro de 2013 foi vice-presidente da autarquia. Atualmente é presidente da Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António.

A vida de José Carlos Barros é multifacetada e a literatura sempre acompanhou paralelamente a sua atividade profissional. Autor de mais de uma dezena de livros de poesia e de ficção, tem visto a sua escrita premiada um pouco por todo o país. Venceu, entre outros, o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, Prémio Guerra Junqueiro, Prémio Literário da Vila de Fânzeres, Prémio de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves. Em 2012 foi um dos finalistas do prestigiado Prémio Leya onde concorreram mais de 270 trabalhos originais de autores residentes em Angola, Brasil, Canadá, França, Inglaterra, Moçambique e Portugal.

José Carlos Barros foi diretor da revista cultural “SUL” entre 1998 e 2014 e é o autor da letra do Hino do Algarve que a AMAL – Associação de Municípios do Algarve escolheu em 2004. É um dos membros do júri do Prémio Maria Veleda promovido pela Direção Regional de Cultural do Algarve. Atualmente dedica-se a um projeto de turismo rural e agrícola em Vila Nova de Cacela.

“Foi com surpresa, mas com satisfação, que recebi o convite do Dr. Pedro Passos Coelho para este desafio. É uma enorme responsabilidade que aceitei com a certeza que colocarei todo o meu empenho ao serviço da região. Não deixa de ser um sinal importante a capacidade que os partidos que estão no poder, PSD e CDS, demonstram de sair da sua zona de conformo e procurar pessoas fora das suas fileiras e até das suas áreas mais tradicionais. Hoje no Algarve existem várias áreas que devem ter especial atenção na próxima legislatura, mas sem dúvida que o emprego, hoje em recuperação, deverá continuar a ser a nossa principal preocupação.”, afirmou José Carlos Barros.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.