Les Voyages: acrobacias circenses ao ar livre

ouvir notícia

O grupo francês “Les Voyages”, vai dar nos próximos dia 4 de maio, pelas 18 horas no Portinho da Arrifana (Aljezur) e 5 de maio, pelas 16,30, em Monchique, um espetáculo circense único, ao ar livre, em que as ruas, as paisagens, os edifícios, os transeuntes, a cultura e os hábitos de vida locais, são palco e inspiração para a sua proposta acrobática.
Vinte acrobatas partem à descoberta de como a sua linguagem artística pode refletir e re-interpretar o espaço público – um edifício, um bairro, uma paisagem – para oferecer a quem passa, um instante significativo, uma emoção particular, uma “ligeira distorção do real”.
Este coletivo de acrobatas tem apresentado o seu estimulante trabalho um pouco por todo o mundo, aprofundando, nesta criação, a relação entre práticas artísticas e performance no espaço público.

Les Voyages é, assim, uma odisseia circense fora do comum, fortemente sensorial e visual, que assenta na ideia propulsora de sermos portadores de memória: “como nos transportamos, como somos transportados?”. Quando alguém é transportado (ao colo), as suas sensações remontam, muito provavelmente, à infância. Há quanto tempo não somos transportados?

A companhia “Les Voyages” , nasceu em 2005 e está sediada em Lille, França e é formada por artistas de várias nacionalidades – mulheres, homens e jovens. O espetáculo faz parte do projeto “Lavrar o Mar” que teve a sua génese na antiga cidade de Naplouse, na Palestina, em 2017 e integra o programa 365 Algarve, no âmbito do projeto Cosa Nostra, que tem como responsáveis, Madalena Victorino e Giacomo Scalisi.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.