“Lições aprendidas” com AEROFARO’11 apresentadas em março

ouvir notícia

O balanço inicial do exercício AEROFARO’11 que testou o plano prévio de intervenção e o plano de emergência para o Aeroporto Internacional de Faro na passada semana foi positivo, segundo afirmaram tanto a Governadora Civil de Faro como o diretor do Aeroporto e o comandante distrital de operações de socorro.

Os relatórios finais de todos os intervenientes vão ser compilados durante uma reunião que está marcada para o dia 28 deste mês e a sessão pública de apresentação das conclusões realizar-se-á a 15 de março.
Intitulada “As lições aprendidas” esta sessão realiza-se no Aeroporto, pelas 10h00 altura em que será feita uma exposição mais precisa de todos os pontos em que a atuação dos diversos agentes intervenientes deve ser melhorada.

Em declarações ao JA, o comandante distrital das operações de socorro, Vaz Pinto, diz que o facto do exercício ter ocorrido “só por si já foi um êxito” e diz não ter dúvidas de que é preciso continuar a testar e a exercitar para que numa situação de emergência todos os efeitos das ocorrências sejam minimizados.
“É uma oportunidade para aprendermos e evoluirmos. Para que cada unidade possa perceber a sua capacidade”, comentou admitindo que o exercício permitiu identificar algumas deficiências que noutras circunstâncias não seria detectadas.

- Publicidade -

Importa recordar que este simulacro teve como cenário um acidente com uma aeronave da companhia fictícia ‘Fake Airlines’, com 30 passageiros e cinco tripulantes a bordo, que efetua uma aterragem de emergência devido a uma avaria no trem de nariz. Depois de sair da pista o avião fica partido em duas secções, incendiando-se.
Cinco mortes, cinco feridos graves e 10 ligeiros foi o balanço deste acidente simulado, que envolveu 17 entidades, 68 veículos, 226 operacionais e um helicóptero da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
“O que verificámos é (…)

[Texto publicado na íntegra na edição papel do Jornal do Algarve de 17 de fevereiro de 2011]
SCS/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.