Lota de Alvor passa a ser espaço de dinamização cultural 

Um projeto fora de portas do Museu de Portimão

ouvir notícia

No próximo sábado (dia 11), às 16h00, está marcada a inauguração da Lota de Alvor, alvo de trabalhos de restauro e conservação que tiveram como objetivo dotar o edifício no sentido de o tornar um espaço privilegiado de valorização patrimonial e dinamização cultural da vila e suas gentes.

A renovada lota está preparada para homenagear a comunidade de Alvor e a riqueza do seu património marítimo, passando a dispor de um quiosque interativo que facultará aos visitantes o acesso a informações detalhadas sobre a matriz identitária da histórica vila.

Para o efeito, o imóvel beneficiou de uma intervenção, de acordo com o projeto de requalificação iniciado em 2022 pelo município de Portimão, ao abrigo do programa MAR2020.

- Publicidade -

A inauguração do edifício, propriedade da Docapesca, integra as celebrações dos 35 anos de elevação de Alvor à categoria de vila e contemplará o descerramento de placa alusiva, na presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, José Apolinário, entre outras individualidades.   

Na ocasião será projetado um excerto do documentário “Os Pescadores”, realizado pela RTP em 1988, entre Portimão e Alvor, que evoca a lota de Alvor em funcionamento, seguindo-se um momento musical protagonizado por alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta.

Iniciada em maio de 2022 e orçada em 234 mil euros, dos quais mais de 198.000 euros de comparticipação comunitária, esta intervenção representa “um projeto fora de portas do Museu de Portimão, que nos últimos três anos recolheu valioso espólio junto da população de Alvor, que em muito contribuiu para o módulo interativo agora disponibilizado”, refere a autarquia de Portimão em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.