Lota de Quarteira voltou a vender peixe depois de boicote da semana passada

ouvir notícia

A nova lota de Quarteira, que foi boicotada na quarta-feira por compradores como forma de protesto contra normas comunitárias, reabriu hoje ao público e o pescado foi leiloado, disse à Lusa fonte da Docapesca.

“A normalidade foi instalada e o peixe foi vendido em leilão”, disse à Lusa Helena Cardoso, responsável pelas lotas do sul de Portugal.

O edifício novo da lota de Quarteira abriu quarta feira mas o pescado não foi leiloado porque os compradores credenciados não adquiriram nenhum peixe, como forma de protesto.

- Publicidade -

Entre 200 a 300 caixas de pescado – o que corresponde a mais de 2500 quilos de peixe – foram quarta feira transportadas para outras lotas algarvias devido ao boicote ao leilão na lota de Quarteira.

Os compradores credenciados uniram-se e decidiram que não adquiririam nenhum peixe. Uma forma de luta contra algumas das condições impostas pela Docapesca (entidade que gere e regula a primeira venda do pescado), que, por sua vez, se rege também por diretivas comunitárias

Os compradores queriam ver e mexer no peixe antes de o comprarem, mas as regras comunitárias relacionadas com as normas de higiene e segurança alimentar não o permite.

Depois de uma reunião, entre a comissão dos compradores credenciados e a representante da Docapesca do sul, e de cedências de ambas as partes, ficou decidido que os compradores podiam ver o peixe desde que estivessem equipados com “botas, bata e chapéu” mas continuavam a não poder tocar no pescado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.