Lotação esgotada no lançamento de nova separata de Fernando Pessanha

"A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva, em 1336" é a nova separata de Fernando Pessanha

ouvir notícia

O Velho Cavalinho Taberna Medieval, em Castro Marim, encheu-se no sábado, dia 21 de outubro, para a apresentação e lançamento da nova separata do historiador vilarrealense Fernando Pessanha.

“A expedição do corsário D. Gonçalo Camelo contra as costas de Huelva, em 1336” é a nova separata de Fernando Pessanha, recentemente doutorado pela Universidade de Huelva, que dissertou sobre uma expedição militar naval silenciada pelas crónicas castelhanas e nunca antes sujeita a cuidada apreciação crítica pela historiografia portuguesa.

Segundo o historiador, também investigador da Academia de Marinha, esta expedição militar naval foi sendo, ao longo dos tempos, referida de forma ambígua e mesmo contraditória pelos historiadores nacionais, pelo que se tornava pertinente analisar criticamente este episódio bélico ocorrido durante o reinado de D. Afonso IV, nomeadamente, durante a guerra luso-castelhana de 1336-1339.

- Publicidade -

Foi nesse contexto que Fernando Pessanha clarificou a identidade de D. Gonçalo Camelo para posteriormente se concentrar na análise dos recursos materiais e humanos disponibilizados para esta expedição, da qual resultaram assaltos contra Lepe e Gibraleón.

No final, o historiador explicou ainda que os ataques castelhanos ao castelo de Castro Marim, entre 1337 e 1338, onde então se encontrava aquartelada a Ordem de Cristo, constituíram uma clara represália movida pela expedição naval de D. Gonçalo Camelo e de outras ações militares ocorridas durante este conflito luso-castelhano.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.