Cidade recebe cerca de mil jovens antes da Jornada Mundial da Juventude

Parte dos jovens serão acolhidos por 11 famílias do concelho

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

A cidade de Loulé recebe a partir de quarta-feira, nos dias que antecedem o arranque da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), cerca de 1000 jovens de vários países, ao abrigo da iniciativa “Dias na Diocese”.

Em comunicado, a Câmara de Loulé adianta que os 989 jovens da Polónia, Itália, Alemanha, Eslovénia, Kuwait e França vão reunir-se até ao dia 31 de julho naquela cidade do distrito de Faro para um primeiro convívio, antes do evento em Lisboa, que se inicia em 1 de agosto.

Parte dos jovens serão acolhidos por 11 famílias do concelho, ficando os restantes alojados na Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita e no Pavilhão Desportivo Municipal Professor Joaquim Vairinhos, refere o município, que se junta aos concelhos de Faro, Portimão e Tavira nesta iniciativa.

- Publicidade -

“Em Loulé, o culto mariano da Nossa Senhora da Piedade – Mãe Soberana – será um dos elementos inspiradores para os jovens, até porque a Jornada decorre sob o tema ‘Maria, a Mãe e a Mulher’. Daí que uma romaria ao Santuário seja um dos pontos mais relevantes do programa de atividades”, lê-se na nota.

A receção dos jovens, na quarta-feira, acontece no Santuário e na quinta-feira serão convidados a conhecer alguns pontos da cidade, assim como os locais onde decorrerão as eucaristias: Centro Paroquial, Igreja Matriz, Convento do Espírito Santo e Igreja de S. Francisco.

Na sexta-feira, o dia será marcado por ações de voluntariado em diversas instituições de solidariedade social da cidade ou iniciativas de caráter ambiental, estando prevista às 22:00 uma procissão para o Santuário da Nossa Senhora da Piedade.

“Na ocasião, os jovens irão percorrer o trajeto da Festa da Mãe Soberana, vivenciando aquela que é a maior manifestação religiosa a sul de Fátima”, acrescenta o município, sublinhando que no final haverá um espetáculo de fado.

Na manhã de sábado, haverá um itinerário cultural, com passagem pelo principal património da cidade, como os Banhos Islâmicos, o Mercado Municipal ou o Castelo, e a realização de algumas atividades desportivas. O dia culmina com um baile de verão aberto à comunidade.

No domingo, os 2700 peregrinos que nestes dias estarão na região reúnem-se no Estádio Algarve para participar numa eucaristia conjunta e num concerto com a banda internacional Gen Verde, composta por 19 artistas de 14 países.

A iniciativa “Dias na Diocese”, promovida pelo Comité Organizador Diocesano, conta com o apoio dos municípios, envolvendo nas quatro cidades algarvias, ao todo, 60 países, dois cardeais, um bispo, 140 padres e 70 consagrados.

“Durante esses dias, os participantes ficarão a conhecer melhor a região, bem como a Igreja local e as suas especificidades, numa verdadeira experiência de evangelização e missão. Momentos de oração e eucaristias permitirão também reforçar o lado espiritual desta iniciativa”, conclui.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.