Lula da Silva desafia empresários portugueses a investir no Brasil

ouvir notícia

Energia, agricultura e infra-estruturas são três das principais áreas em que Lula da Silva, presidente cessante do Brasil, gostaria de ver mais investimento português no Brasil ao longo dos próximos anos.

“Queremos mais investimento em energias renováveis, vamos ter muitas obras para preparar os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de Futebol e temos muita terra para cultivar para alimentar o mundo inteiro. Contamos com os empresários portugueses para investirem connosco em todas estas áreas”.

Foi desta forma que Lula da Silva se dirigiu aos mais de 1200 participantes na cerimónia de comemoração dos 98 anos da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil (CPCB), esta semana, em São Paulo, onde foi homenageado.

- Publicidade -

Pita de Abreu “Personalidade do Ano 2010”

O presidente cessante do Brasil dirigiu-se em especial a Pita de Abreu, presidente da EDP Brasil, eleito “Personalidade do Ano 2010”, pela CPCB para elogiar o papel da elétrica portuguesa na campanha “Luz para Todos”, que levou eletricidade a milhões de brasileiros que viviam em lugares remotos.

Desafiou a EDP Brasil a investir mais em energias renováveis e, numa alusão direta aos empresários portugueses em geral, disse que ö Brasil não tem que ter apenas relações comerciais com os maiores, mas sim com os melhores “e temos que aprender muito com os portugueses”.

Na área da energia em concreto, onde a EDP ja investiu (e continua a investir) centenas de milhões de euros, Lula da Silva disse – dirigindo-se mais uma vez a Pita de Abreu – que “temos de olhar para o Brasil numa perspetiva de 30 anos, ou mais. Temos de projetar a longo prazo, porque é isso que o país precisa”.

“Muito tempo de costas voltadas”

O presidente brasileiro disse ainda que Portugal e Brasil viveram demasiado tempo de costas voltadas, mas que isso está a mudar e que irá ganhar mais dinâmica nos anos que se seguem. “Foi um erro tremendo e nunca levámos muito em conta a importância de falarmos a mesma língua. em certas alturas até desprezámos isso. Nada de mais errado.

Lula da Silva frisou ainda a importância de Portugal para as empresas brasileiras, como plataforma de lançamento de novos negócios para o resto da Europa. De igual modo, frisou que o Brasil pode ser o ponto de partida das empresas portuguesas que ali se instalarem para lançar negócios em toda a américa latina.

O Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, marcou presença no evento através de uma comunicação vídeo, em que apelou ao reforço das relações comerciais entre os dois países.

Vitor Andrade em São Paulo /Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.