Mais antigo achado arqueológico judaico da Península Ibérica encontrado em Messines

ouvir notícia

.

Uma equipa de arqueólogos alemães encontrou perto de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, a mais antiga evidência arqueológica da cultura judaica na Península Ibérica, no decurso da última campanha de escavações realizadas.

Numa placa de mármore, com 40cm x 60cm podemos ler o nome “Yehiel“, seguido de outras letras ainda não decifradas. Os arqueólogos pensam que se poderá tratar de lápide funerária. Através de análises de radiocarbono efetuadas a hastes de veado encontradas junto da lápide, foi possível obter uma datação não posterior a 390 AD. De acordo com o responsável pelas escavações, Dennis Graen, da Universidade de Jena (Alemanha), a mais antiga evidência arqueológica associada à cultura judaica no atual território português é também uma lápide com inscrição em latim e uma gravura de um menorah (candelabro com sete braços) datado de 482 AD. A mais antiga inscrição hebraica que se conhece data do século VI ou VII AD.

Nos últimos três anos, uma equipa da Universidade de Jena tem escavado uma vila romana, descoberta por Jorge Correia, técnico da Câmara de Silves (durante trabalhos de prospeção arqueológicas), perto da Vila de São Bartolomeu de Messines.

- Publicidade -

A recente descoberta soma mais um enigma aos muitos que surgiram durante as investigações. “Estávamos realmente na espetativa de encontrar uma inscrição em latim quando viramos a laje”, diz Henning Wabersich, elemento da equipa. Contudo, não foram encontradas inscrições até à data e nada se conhecia sobre a identidade dos habitantes que aqui residiram.

No próximo verão, os arqueólogos de Jena retomarão os trabalhos. Até à data foram escavadas cerca de 160 metros quadrados da vila romana, apesar de grande parte das estruturas ainda se encontrarem cobertas. “O nosso desejo é saber mais acerca das pessoas que aqui viveram,” explica Graen. “E claro que queremos responder às questões inerentes à inscrição hebraica.”

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.