Mais confrontos entre polícia e manifestantes em Kiev

ouvir notícia

.

A polícia antimotim ucraniana irrompeu esta madrugada pelo protesto na praça da Independência, em Kiev, que continua a juntar milhares de pessoas contra a aproximação do país liderado por Viktor Ianoukovich à Rússia.

As autoridades – polícias equipados com capacetes e material de proteção – romperam as várias barricadas instaladas no centro da cidade e tentaram dispersar os protestos e prender várias pessoas. Contudo, os manifestantes responderam atirando objetos e utilizando mangueiras com água gelada, numa altura do ano em que as temperaturas estão negativas.

Pelo menos dez polícias ficaram feridos nos confrontos, segundo a agência de notícias Efe, que cita o ministério do Interior local, que justificou a ação das autoridades como “limpeza urbana”.

- Publicidade -

“O Ministério do Interior declara oficialmente que os agentes da polícia e os efetivos das tropas do Interior não utilizaram gás lacrimogéneo nem outros meios especiais contra os manifestantes”, indica um comunicado. Segundo o Ministério, “trabalhadores municipais realizaram trabalhos de limpeza urbana na área junto à Praça da Independência durante a noite para não criar dificuldades adicionais para o tráfego e cidadãos”.

Apesar da intervenção policial, os manifestantes – muitos deles acampados em tendas – prosseguem a contestação, nascida da recusa do Presidente, Viktor Ianoukovich, em assinar, no final de novembro, um acordo de associação com a União Europeia, aproximando-se à Rússia de Vladimir Putin.

Mariana Cabral (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.