Mais de 90 mil pessoas visitaram Quinta Pedagógica

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Em pouco mais de dois anos e meio, a quinta pedagógica já recebeu cerca de 90 mil visitantes. O espaço, que ocupa dois hectares dentro da cidade de Portimão, recria fielmente uma quinta rural, com áreas cultivadas e várias espécies de animais.

Inaugurada em abril de 2008, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu até ao momento cerca de 90 mil visitantes, maioritariamente de escolas da região.

Segundo os responsáveis, a quinta está a atravessar um novo fôlego, tendo como objetivo “alargar os públicos que atualmente a visitam, através da promoção de um conjunto de novas iniciativas”.

- Publicidade -

Desta forma, a Quinta Pedagógica de Portimão acaba de lançar uma folha informativa, que visa manter um elo emocional com os atuais e futuros visitantes.

Nesta folha informativa são publicadas diversas notícias sobre a vida na quinta, como o nascimento de animais e outros acontecimentos de interesse, ao mesmo tempo que são divulgadas as iniciativas agendadas.

Por outro lado, a quinta lançou um folheto genérico bilingue, em português e inglês, onde divulga as principais características deste espaço que evoca a vivência rural em pleno meio citadino.

A nível social, também têm sido levadas a cabo diversas ações de índole comunitária, em especial no apoio a instituições particulares de solidariedade, como o Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, o Lar do Bom Samaritano, o Lar da Nª Sra. da Conceição, o Lar de Idosos da Raminha e o Catraia – Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco, as Santas Casas da Misericórdia de Estômbar e de Lagos, e ainda a EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco.

Entre junho e dezembro de 2010, foram entregues a estas entidades mais de 1.500 quilos de produtos hortícolas, como abóboras, alfaces, batatas, brócolos, cebolas, couves, pepinos, repolhos, tomates, marmelos, uvas, meloas e muitos outros, além do fornecimento de ovos de codorniz e de galinha, sendo de referir que parte destas ofertas se efetuaram no âmbito de visitas que os utentes de algumas daquelas instituições fizeram à Quinta Pedagógica de Portimão.

O campo dentro da cidade

A quinta ocupa uma área de cerca de dois hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, zonas verdes e de lazer, recriando de forma fiel as estruturas das tradicionais quintas rurais.

Possui ainda uma horta de legumes, uma área com ervas aromáticas, árvores diversas como a laranjeira, a oliveira, a nespereira, a macieira, a figueira, a ameixeira, a romanzeira, o marmeleiro, o pessegueiro e a amendoeira.

Na Quinta Pedagógica de Portimão podem ainda ser encontrados cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, patos, gansos, aves, coelhos, galinhas entre outras espécies de animais, distribuídos por vários espaços.

A quinta funciona de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 17h30, e aos fins de semana, das 10h00 às 17h30.

Foto: Arquivo CMP – Filipe da Palma

NC/JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.