Marinha alemã enfrenta escândalo

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Navio-escola “Gorch Fock”, antiga referência da frota naval alemã, é hoje descrito como “bordel flutuante”. A Marinha alemã enfrenta acusações de crimes sexuais, mortes misteriosas e motins.

A Marinha alemã está a ser alvo de críticas depois do relatório anual sobre violência nas Forças Armadas ter sido revelado. O relatório foi elaborado por Hellmut Königshaus, provedor das Forças Armadas da Alemanha , e tornado público pelo jornal “Bild” no início desta semana. Königshaus critica a forma de atuar, os métodos de treino e as capacidades de liderança dos responsáveis militares e revela ainda pormenores dos escândalos recentes que ameaçam a reputação do ministro da Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, um dos políticos mais populares naquele país. Em causa estão as mortes de duas mulheres a bordo do navio-escola “Gorch Fock” – a vítima mais recente, 25 anos, caiu de um dos mastros em novembro, e a anterior, de 18, terá morrido afogada em 2008. Apesar de não terem sido apresentadas queixas em nenhum dos casos, os pais da jovem que se afogou acreditam que a filha terá sido vítima de crimes sexuais que terão levado à sua morte e pediram uma investigação.

Motim após morte

Em relação a Sarah Lena Seele, a mais recente vítima, que fazia vários exercícios como parte do treino, colegas afirmam que ela foi pressionada a “continuar a subir o mastro e parar de se queixar” minutos antes da queda fatal. No relatório de Hellmut Königshaus são apontadas críticas aos oficiais do navio-escola, e que a situação chegou ao ponto dos cadetes se amotinarem e desrespeitarem as ordens de superiores. Alegadamente, a situação piorou quando as maiores patentes a bordo do navio terão promovido uma grande festa poucos dias depois da morte mais recente.
(…)
peça publicada na íntegra no seguinte endereço:
http://aeiou.expresso.pt/marinha-alema-enfrenta-escandalo=f628335

Jorge Fonte (www.expresso.pt)/ Rede Expresso

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.