Moody’s corta rating de sete bancos portugueses

ouvir notícia

A agência de notação financeira baixou o rating de sete bancos nacionais. CGD, BCP, BES e Montepio ficaram no nível “lixo”.

A Moody’s anunciou hoje o corte de ‘rating’ a sete bancos portugueses (CGD, BES, ESFG, BCP, BPI, Santander e Montepio), no dia em que foi conhecido que os quatro maiores bancos nacionais analisados pela Autoridade Bancária Europeia passaram nos testes de stress.

O Banco BPI é o único que a agência de notação financeira Moody’s não desceu para o nível de ‘lixo’, afirmou hoje a instituição num comunicado em que revela que mais cortes se podem seguir.

- Publicidade -

Segundo justifica a agência, “as ações de hoje foram provocadas pelo corte do ‘rating’ da República Portuguesa” em quatro níveis, na semana passada, para a categoria de ‘lixo’, de Baa1 para Ba2.

Capacidade “enfraquecida” para apoiar banca

A revisão em baixa, argumenta a Moody’s, é justificada porque o corte de ‘rating’ de Portugal “implica uma capacidade enfraquecida do Governo para apoiar o sistema bancário”. A Moody’s considera, por isso, que nenhum banco pode estar mais de um ponto ou nível acima daquele onde está a República portuguesa.

Assim, a dívida senior não garantida a curto e longo prazo da Caixa Geral de Depósitos foi revista em baixa de Baa1 para Ba1.

O ‘rating’ do BES caiu de Baa2 para Ba1, enquanto a holding do BES [Espirito Santo Financial Group] resvalou de Baa1 para Ba2.

O BCP baixou de Baa3 para Ba1, o BPI caiu de Baa2 para Baa3, o Santander Totta de A3 para Baa1 e o Montepio de Ba1 para Ba2.

Mais cortes podem seguir-se

No comunicado, a agência afirma ainda que “o ‘rating’ da dívida destes bancos permanece sob revisão para possível ‘downgrade'”, estando esta ação “dependente da finalização da desalavancagem que está atualmente a ser discutida com as autoridades portuguesas e europeias”.

Por outro lado, os ‘ratings’ do BPN e do Banif mantêm-se inalterados.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.