NECI inaugura lar residencial em Lagos

ouvir notícia

.

A NECI é uma IPSS na área da deficiência sediada na Praia da Luz, concelho de Lagos, cuja zona de intervenção abrange também os concelhos de Portimão, Aljezur e de Vila do Bispo. Além de várias valências tem como principais respostas sociais o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Intervenção Precoce.

Refira-se que esta instituição do concelho de Lagos lutava, há doze anos, por um lar residencial. O projeto foi financiado pelo programa PIDDAC e completado pelas comparticipações das Câmaras de Lagos, Aljezur e Vila do Bispo que o têm apoiado desde o seu início, assumindo a Câmara de Lagos um papel crucial em todo o processo. O lançamento da primeira pedra deste lar aconteceu em 2011.

Eduarda Santos, presidente da direção da NECI, disse que este era “um dia muito importante”, frisando que “o sonho do lar residencial já vem de há doze anos, mas só há cerca de dois é que começou a tomar realmente forma”.

- Publicidade -

A responsável aproveitou para relembrar que “o primeiro projeto tinha 3 pisos e, ao longo do tempo, e por motivos orçamentais, foi perdendo pisos até ficar apenas com o piso térreo. Mas o mais importante é que o projeto está de pé”, referiu a professora, agradecendo todo o apoio e acompanhamento dado pela autarquia, uma vez que o terreno foi cedido pela mesma, bem como o pagamento do projeto.

Eduarda Santos reforçou ainda a importância deste equipamento “imperativamente necessário para tranquilizar a angústia e sofrimento dos pais que envelhecem e desejam partir descansados deixando assegurado um lar para os seus filhos”, mostrando-se confiante no facto da abertura do lar poder ocorrer até ao final deste ano.

A presidente da direção da NECI deu também a conhecer o seu próximo projeto. Considerando que têm sido contactados por vários casais com filhos com necessidades especiais, que precisam de sítios onde possam passar férias com eles e onde lhes seja possível proporcionar as atividades adequadas, para a responsável da NECI não há dúvidas que “o próximo passo é ter uma unidade de turismo acessível”.

A diretora do Centro Distrital de Faro do Instituto de Segurança Social, Ofélia Ramos, enalteceu “a coragem que os responsáveis pela NECI mostraram por terem sempre lutado por este equipamento, e em assumir mais um projeto nesta área”.

Segundo Ofélia Ramos, “esta cerimónia é muito mais do que o descerramento de uma placa, significa, sim, o dia em que podemos começar a fazer a diferença na vida dos utentes e das suas famílias”. Lembrou ainda que esta obra, em termos de investimento público, rondou os 650 mil euros, ainda que tenha sublinhado que “de momento não existe disponibilidade financeira por parte do centro distrital para celebrar os acordos de cooperação que possam tornar possível o funcionamento efetivo deste equipamento”, prometendo fazer “todos os possíveis para que este compromisso possa ser honrado o mais breve possível”.

Também os presidentes das Câmaras de Vila do Bispo, Adelino Soares, e de Aljezur, José Manuel Amarelinho, quiseram dirigir algumas palavras aos presentes. Em suma, deixaram agradecimentos especiais à NECI, “por todo o trabalho desenvolvido, por todo o esforço neste projeto” e “uma palavra de apreço por todos os que diariamente trabalham neste equipamento em prol do bem estar dos utentes e das próprias famílias”.

José Amarelinho mostrou-se especialmente emocionado, uma vez que, e de acordo com o que o mesmo partilhou “desde muito cedo aprendi a conviver com a diferença”, falando a propósito de dois seus familiares e que, por essa razão, “tão bem compreendo o pânico de tantos pais que precisam de respostas para o futuro dos seus filhos”. Deixou também um agradecimento muito especial a Eduarda Santos que “pratica o bem sem o anunciar”.

A finalizar as intervenções oficiais, usou da palavra a presidente da Câmara de Lagos, Maria Joaquina Matos, que começou por relembrar, o “longo e assinalável percurso desta instituição”, e dos seus dois fundadores, que conheceu nos anos 80, altura em que todos eram professores.

Frisando que “esta instituição foi pensada e fundada tendo em conta a necessidade que se fazia sentir na altura no que dizia respeito a apoios e respostas a necessidades de pessoas com deficiência”, a autarca lembrou com satisfação que “a NECI já completou mais de 20 anos de funcionamento”.

Para a autarca, “o projeto da NECI nunca parou. Cresceu, dinamizou-se e ganhou dimensão e várias valências técnicas. Agora, e porque tantas questões se lhe foram colocadas por pais preocupados com o futuro dos seus filhos outro sonho nasceu e, graças à congregação de vários apoios e sinergias, foi concretizado – o lar residencial”.

Para Maria Joaquina Matos, “este é um edifício moderno, sóbrio, confortável e seguro, e um equipamento que a todos orgulha, e que vem reforçar a nossa rede social concelhia. Cumpriu-se o sonho. O próximo passo é mesmo abrir as suas portas e acolher os que dele necessitam, e neste capítulo precisará mesmo do reconhecimento e apoio do estado”.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.