Nova ponte ficará a norte e estará pronta no final de 2025

Os promotores da obra acreditam que o projeto da empreitada possa ainda ser lançado em setembro deste ano

ouvir notícia

A nova ponte que vai ligar Alcoutim a Sanlúcar de Guadiana (Espanha), construída através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), vai ficar localizada a norte das duas localidades e prevê-se que estará concluída em dezembro de 2025, segundo o presidente daquele concelho algarvio, Osvaldo Gonçalves.

“A ponte de Alcoutim é um sonho antigo destas duas povoações e destes dois povos, que ganhou corpo nos últimos anos, sobretudo com uma grande projeção desde que foi possível inscrever este projeto no PRR, que veio dar luz a um investimento e dar esta possibilidade de termos este financiamento”, começou por dizer o autarca, na sessão de apresentação do projeto, após uma visita ao local onde vai nascer a futura ligação rodoviária com Espanha.

O vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), José Pacheco, acrescentou ainda que este projeto conta com um investimento de cerca de 9 milhões de euros e que a ponte será construída durante “um tempo curto” de “18 ou 19 meses” de obra, para que seja possível beneficiar do fundo.

- Publicidade -

No entanto, esta obra e a sua localização, junto ao Hotel D’alcoutim, tem alguns “condicionalismos”: tem de se “garantir a passagem das embarcações que passam atualmente já com a ponte de Castro Marim–Ayamonte”, com o tabuleiro a situar-se “em cerca de 27 metros acima do nível da água do rio”.

Outro dos condicionalismos apresentado é o aproveitamento “ao máximo” das acessibilidades já existentes, “minorando assim os investimentos necessários para garantir o acesso à ponte”.

Os terrenos por onde passará a ponte são públicos e privados, tanto do lado português como do espanhol, “mas já existem conversações” com os proprietários para avançar com a obra.

Pretende-se ainda “minorar os impactos ambientais associados a este atravessamento” e esse foi um dos motivos para a escolha daquele local, onde a largura do rio é menor.

Apesar do “tempo apertado”, atualmente o projeto encontra-se em fase de análise de propostas e seguir-se-á um estudo do projeto de execução, que será acompanhado do estudo de avaliação ambiental.

Os promotores da obra acreditam que o projeto da empreitada possa ainda ser lançado em setembro deste ano, depois de todas as aprovações.

A apresentação do projeto de construção da ponte decorreu na quinta-feira, dia 26 de janeiro, durante um encontro sobre cooperação transfronteiriça que começou em Mértola e terminou em Alcoutim, no Espaço Guadiana, após uma visita ao futuro local das obras.

Para o alcaide de Sanlúcar de Guadiana, José Pérez Dias, este é “um passo muito importante para que esta fronteira física desapareça”, num território onde “as inquietudes são as mesmas”.

Esta iniciativa contou ainda com a participação da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, do presidente da CCDR/Algarve, José Apolinário e do presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.