Noventa aldeias inundadas nas últimas horas no sul do país

ouvir notícia

Pelo menos noventa aldeias do sul do Paquistão, localizadas nas margens do rio Indo e de diversos dos seus canais, foram inundadas pela água nas últimas horas, informou uma fonte oficial.

“Algumas povoações estão inundadas nas províncias de Sindh e Baluchistão. Segue-se o alerta nestas regiões”, disse um porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Calamidades (NDMA), Ahmad Kamal.

A mesma fonte acrescentou que a situação é perigosa, especialmente na parte norte de Sindh, pois há um grande volume de água que se desloca em direção à represa de Kotri, a última grande defesa antes de atingir o delta do Indo.

- Publicidade -

As autoridades estão a retirar milhares de pessoas para lugares mais altos e seguros.

No resto do Paquistão, tanto no norte como no centro, o nível das águas está a descer há dias e espera-se que assim continue, já que as autoridades não preveem chuvas significativas nas áreas afetadas.

As piores inundações dos últimos oitenta anos já causaram a morte, até agora, de quase 1500 pessoas, e entre 15 e 20 milhões de afetados, segundo as autoridades.

Na sequência do recente apelo da ONU, a comunidade internacional acelerou a entrega de fundos para ajudar as vítimas das inundações no Paquistão.

O organismo multilateral recebeu 263 milhões de dólares dos 459,7 que solicitou para o seu plano de emergência na semana passada, enquanto outros 54 milhões de dólares já foram prometidos.

Além do apoio da ONU, o governo paquistanês recebeu uma ajuda direta de 167 milhões de dólares.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.