O novo modelo de promoção externa do país para 2013 foi apresentado, recentemente, numa reunião do vice-presidente e do diretor do departamento de operações do Turismo de Portugal, Luís Matoso e Miguel Morais, com o presidente do turismo algarvio, Desidério Silva. No encontro, que serviu para negociar a estratégia de marketing da Associação Turismo do Algarve (ATA) para o próximo ano, foi ainda estabelecida uma metodologia para “auscultação periódica” entre as partes, para que o Algarve possa ser ouvido sobre as ações previstas para a região, revela Desidério Silva.
“Este encontro de trabalho emitiu um sinal claro de proximidade entre o Turismo de Portugal, entidade que centraliza a promoção do país, e os parceiros regionais representados pela ATA. Mas, acima de tudo, saiu daqui reforçada a necessidade de intervenção do Algarve, em tempo útil, no processo de definição das estratégias para a região no plano do Turismo de Portugal”, afirma Desidério Silva, acrescentando que as ações para 2013 serão “inovadoras” e privilegiarão os canais online.
Sobre as medidas acordadas, Desidério Silva sublinha a “aposta na criatividade e na boa utilização dos recursos disponíveis, aspetos fundamentais para a diferenciação do destino”, defende.
A reunião surge integrada numa ronda do Turismo de Portugal pelas entidades e associações regionais de promoção turística para harmonizar a atuação quanto à divulgação do país no estrangeiro e no mercado nacional. Nela abordaram-se todos os assuntos da agenda bilateral num clima de “sintonia”, tendo ficado marcadas reuniões mensais de acompanhamento da aplicação do novo modelo, conclui o presidente da ATA.