Novo primeiro-ministro francês fala alemão e é um “reabilitado”

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

François Hollande nomeou Jean-Marc Ayrault, um amigo fiel, para chefiar o primeiro Governo do seu primeiro mandato na presidência francesa.

Com 62 anos, amigo fiel e íntimo de François Hollande, Jean-Marc Ayrault é um representante da ala moderada do PS francês.

Chefe do grupo parlamentar socialista na Assembleia Nacional desde 1997, Ayrault foi também, até agora, presidente da Câmara de Nantes.

- Publicidade -

A nomeação deste dirigente socialista não é uma surpresa. O seu nome já era citado há vários meses, conjuntamente com o de Martine Aubry, que sucedeu a François Hollande na chefia do PS e que é conotada com a ala esquerda do partido.

Martine Aubry, ex-ministra do Trabalho e mãe da lei das 35 horas de trabalho semanais, não foi escolhida por ter uma imagem demasiado radical junto do patronato francês e, aparentemente, por ter qualificado François Hollande de “esquerda mole” durante a campanha das primárias do PS para a escolha do candidato às presidenciais.

“Reabilitado”

Jean-Marc Ayrault, que fala alemão (foi professor da língua de Goethe), não tem experiência governamental, à semelhança do novo chefe de Estado, que também nunca exerceu qualquer cargo no Governo. O facto de falar alemão é considerado um trunfo para o relacionamento franco-alemão.

Há alguns dias, o seu nome chegou ser posto em causa por ter sido condenado a seis meses de pena (suspensa) de prisão e multa de cerca de cinco mil euros, por um tribunal, em 1997, por “favorecimento” num concurso organizado pela sua Câmara de Nantes.

Durante a campanha eleitoral, François Hollande garantiu que nenhuma personalidade condenada pela Justiça seria nomeada para pastas de responsabilidade.

No entanto, os socialistas consideram que Jean-Marc Ayrault é um caso especial por não ter havido enriquecimento pessoal no caso incriminado e por ter sido “reabilitado”.

Em França, considera-se que alguns ex-condenados podem ser reabilitados quando não cometem novas infrações nos dez anos que se seguem às suas condenações. Por esse motivo, o crime do novo primeiro-ministro teria sido apagada do seu registo criminal.

Composição do Governo nesta quarta-feira

A composição do novo Governo socialista deverá ser conhecida hoje (16) e o primeiro Conselho de Ministros da presidência de François Hollande terá lugar na quinta-feira, de manhã.

Ontem (15), ao fim da tarde, o novo presidente viajou até Berlim onde teve um jantar e uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, onde discutiu a crise na Europa.

Daniel Ribeiro (Rede Expresso)
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.