O atentado mais mortífero dos últimos 10 anos na Europa

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

O número de vítimas nos atentados da noite desta sexta-feira em Paris, França, ainda é provisório, mas cifra-se atualmente nos 128 mortos e mais de duas centenas de feridos. O valor dá conta da escala do ataque, que ocorreu em múltiplos locais, já que não se registava um ataque terrorista em solo europeu que provocasse tantos mortos desde 2004, altura em que a Al-Qaeda fez explodir várias bombas em comboios e numa estação de Madrid, como relembra o jornal francês “Le Figaro”.

O atentado de Madrid provocou 191 mortos e mais de dois mil feridos, um número em muito superior ao que ocorreu no ano seguinte em Londres, no Reino Unido, quando quatro atentando suicidas coordenados em vários transportes públicos mataram 56 pessoas e deixaram mais de 700 feridas.

Desde então, a Europa viveu outros dois ataques terroristas. Em 2011, ocorreu a matança de Anders Breivik, na Noruega, que colocou uma bomba em Oslo e disparou sobre os jovens que participavam no campo de verão do Partido Trabalhista na ilha de Utoya – matando 77 pessoas, na maioria adolescentes.

- Publicidade -

Mais recentemente, em janeiro deste ano, a França já tinha sentido o impacto dos ataques terroristas, quando dois homens armados atacaram a redação do jornal satírico Charlie Hebdo, enquanto um outro terrorista disparou num supermercado judaico. No entanto, a escala dos ataques foi bastante menor, tendo estes tirado a vida a 17 pessoas no total.

Cátia Bruno (Rede Expresso)

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.