“O pensamento martiano é cada vez mais uma referência universal”

ouvir notícia

.

Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional termina esta quinta-feira em Vila Real de Santo António

.

Os membros do Conselho Mundial do Projeto José Matí de Solidariedade Internacional, que estiveram reunidos desde terça-feira em Vila Real de Santo António, constataram que “o pensamento martiano é cada vez mais uma referência universal” para “o imprescindível trabalho de fazer possível um mundo melhor”.

- Publicidade -

Neste sentido, expressaram o seu compromisso de continuar empenhados em continuar a contribuir para a universalização do conhecimento da vida, da obra e das ideias de José Martí, convictos de que este esforço significa um serviço à Humanidade.

“A humanidade atravessa, há várias dezenas de anos, uma crise que abarca diversas esferas – económica, política, cultural, ambiental, de ideias, de ética – e que não se interpreta desde apenas uma delas, mas é o conjunto de uma profunda crise civilizacional, de psicologia social e de mode de vida.

A cultura da ganância e o mercado aumenta o número de excluídos, as doenças e amiséria, e já põe em sério perigo a subervivência da espécie humana e do próprio planeta que habitamos. É necessário, pois, debruçar-se plenamente na formas de existência, numa ética de serviço e entrega para o bem de todos e não apenas de uns poucos. Isto explica o aumento do interesse universal, por parte das mais variadas culturas e povos, em torno a José Martí.

A razão do significativo aumento desta presença martiana radica na necessidade de encontrar caminhos para compreender a crise civilizacional e sobrepor-se a ela, e de poder construir uma consciência e uma espiritualidade por outros rumos distintos aos que prevalecem atualmente. E José Martí proclamou no seu tempo paradigmas morais para o decoro, a justiça, a dignidade e o bem dos seres humanos”, lê-se na declaração final da reunião.

Todos os participantes agradeceram à organização do evento, em especial ao presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, e ao restante elenco do executivo municipal, pela hospitalidade e pelas “excelentes condições criadas para o êxito deste encontro”.

O encontro do Conselho Mundial do Projeto José Martí, que se realizou pela primeira vez na Europa, termina esta quinta-feira com uma visita guiada a vários pontos do concelho de Vila Real de Santo António. A próxima reunião, a décima, vai acontecer em 2015, na Argentina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.