Olhão celebra Dia da Cidade

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
Francisco Leal, presidente da Câmara Municipal de Olhão. A sessão solene comemorativa decorre este sábado, a partir das 12h00

Comemorações terminam com um concerto do cantor Toy, no sábado à noite

.

Olhão celebra este sábado, dia 16 de junho, as Festas da Cidade com várias actividades que decorrem durante todo o dia.

- Publicidade -

O Dia da Cidade de Olhão, instituído a 16 de junho para homenagenar os olhanenses que fizerem frente aos invasores franceses, serve para celebrar esta data de indiscutível interesse histórico para o concelho, mas também para a região e para o país.

Os festejos começam às 09h00 com a alvorada (lançamento de foguetes), seguida da cerimónia de hastear das bandeiras nos Paços do Concelho (09h30) e da homenagem aos heróis da Restauração de 1808 (09h45).

A sessão solene comemorativa do Dia da Cidade realiza-se a partir das 12h00 no salão nobre dos Paços do Concelho. Antes, às 10h30, terá lugar a apresentação e benção das novas viaturas do Corpo Municipal de Bombeiros de Olhão, um ato que decorrerá no Jardim Pescador Olhanense.

No âmbito cultural, às 18h00 será inaugurada no Auditório Municipal de Olhão a exposição do Centro de Pintores Olhaneses. As comemorações terminam com um espetáculo do cantor Toy, que começará às 22h00 no Jardim Pescador Olhanense.

Também integrado no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, hoje, sexta-feira, também haverá musica no Jardim Pescador Olhanense, a partir das 22h30, com a banda The Right Boys.

Casa do Povo organiza o programa em Moncarapacho

A Casa do Povo do Concelho de Olhão, sediada em Moncarapacho, também preparou um programa alusivo às Festas da Cidade, que começa às 15h00 com um chá dançante. A partir das 17h00 decorrerá a evocação à data que regista a heróica acção contra o exército invasor em1808, neste caso dos soldados e milícias de Moncarapacho, comandadas pelo alferes Leonardo Palermo de Faria.

Depois da inauguração dos balneários/camarins da instituição (18h00), às 19h00 terá lugar uma homenagem ao contributo dos moncarapachenses no ciclismo nacional, personalizado no agraciamento a João Barbara, símbolo do esforço, dedicação e orgulho de todos os aficcionados da modalidade. O programa de comemorações, integrado no projeto Moncarapacho Com Vida, termina com um beberete agendado para as 20h00.

Recorde-se que a Casa do Povo de Moncarapacho foi fundada em 1934, mas em 1973 passou a designar-se Casa do Povo do Concelho de Olhão. Esta IPSS (instituição particular de solidariedade social), sem fins lucrativos, conta atualmente com mais de 1200 sócios.

A instituição proporciona momentos regulares de diversão e entretenimento à população, como os chamados “Chás Dançantes” aos domingos à tarde, e outras actividades de âmbito cultural, educativo, formativo, ambiental, desportivo e de saúde.

Além daquelas iniciativas, no âmbito social destacam-se as políticas de solidariedade para os membros mais desfavorecidos ou em situação de risco. Atualmente, a Casa do Povo do Concelho de Olhão apoia, mensalmente e com ajuda alimentar, mais de 70 famílias carenciadas.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.