Olhão é centro de referência na busca e salvamento de pessoas

ouvir notícia

O Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro (CIOPS) e a Unidade Cinotécnica (UK9) passa a ter uma unidade com sede na cidade de Olhão que atua sempre por ativação da GNR e da ANEPC.

Neste momento está a ser redigido ofício, no sentido de colaboração com a Proteção Civil Municipal e abrir instalações fixas no município, para que a secção da Unidade Cinotécnica (UK9), possa aumentar a sua capacidade de intervenção.

Manuel Duarte que, por questões profissionais, se encontra a residir naquela cidade e é um operacional reconhecido pela Guarda Nacional Republicana, para busca e salvamento com o emprego do cão Miko, permite a ativação para toda a zona do Algarve e outras zonas que a GNR ou Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil solicitar e houver disponibilidade do mesmo para se deslocar.

- Publicidade -

De realçar que, em 2021, o mesmo operacional chegou a intervir nas buscas de idosa desaparecida em São Brás de Alportel.

Foto/K9H CIOPS

A K9H-CIOPS (Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro) através da Força de Busca e Salvamento CIOPS (FBS CIOPS) é uma associação sem fins lucrativos, constituída a 19 de fevereiro de 2014, sediada em Sangemil, Águas Santas no município da Maia, e atualmente com uma secção da Unidade Cinotécnica (UK9) da Força de Busca e Salvamento CIOPS, agora com sede no município de Olhão.

Tem como trabalho a execução de ações de prevenção e de intervenção, em todo o território nacional, em situação de emergência de proteção e socorro, com base em ocorrências de sismos, de busca, resgate e salvamento em diferentes ambientes, bem como em outras situações de emergência, tendo como missão fundamental a de proteger, socorrer e auxiliar os cidadãos e defender e preservar os bens que se encontrem em apuros, por causas provenientes da ação humana ou da natureza.

Desde o dia 8 de junho de 2019, por despacho do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Tenente-General Mourato Nunes, foi concedido à Associação K9H-CIOPS o reconhecimento como Organização de Voluntariado de Proteção Civil (OVPC).

Foto/K9H CIOPS

Desenvolveu também o projeto “CIOPS vai à Escola” para em contacto com os mais novos exemplificar que a ação do voluntariado visa sobretudo ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana, segundo o Presidente da Direção, Pedro Maldonado.

Através do seu Departamento de Formação, realiza formação certificada, Curso Primeiros Socorros em Animais (PSA), com formadores da área, Enfermeiros Veterinários, garantindo aos seus formandos uma formação profissional certificada, obtendo no final do curso um certificado de formação profissional, emitido pelo Sistema de Informação e Gestão de Oferta Educativa e Formativa (SIGO). A emissão de certificados de formação, a partir da Plataforma SIGO, é obrigatória desde 8 de julho de 2010.

Ação de formação em Lagos

No próximo dia 9 de março, a associação vai dar uma formação em Primeiros Socorros em Animais (PSA) nos Bombeiros Voluntários de Lagos, curso aberto ao público em geral.

A 9 de fevereiro, a dupla Manuel Duarte/K9-MIKO foram integrados numa base de dados em condições de serem acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), nas buscas em grandes áreas com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.

O recrutamento não exige habilitações mínimas, sendo aberto ao público em geral. Segundo Pedro Maldonado, na entrevista verifica-se o perfil indicado para a atividade, direcionando os candidatos para as várias unidades que dispõem e que compõem a Força de Busca e Salvamento CIOPS, como a Unidade Cinotécnica (UK9), Unidade Primeiros Socorros e Trauma (UPST), Unidade Resgate e Salvamento Tático (URST), Unidade de Reconhecimento e Logística (URL).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.