Originalidade e tipicidade continuam a ser a grande marca da Feira da Serra

ouvir notícia

Vinhos caseiros da Nave do Barão destacam-se em concurso

A cada edição da Feira da Serra é possível perceber que, cada vez mais, os artesãos e os produtores procuram trazer novidades para os seus espaços de exposição. Inovação e tradição parecem estar cada vez mais em sintonia nesta feira que contou com a presença do famoso Chef Chakall
S.C.S.

Durante o passado fim-de-semana o pavilhão do NERA, em Loulé, esteve repleto com a Feira da Serra e os seus visitantes. A essência da feira mantém-se, ou seja, em exposição e venda estão os mais diversos produtos artesanais preferencialmente feitos por produtores algarvios. Do artesanato à gastronomia até aos artigos de decoração, foram muitas as propostas que estiveram nesta feira onde muitos visitantes procuram sugestões de presentes de Natal.
Este ano, a área de exposição temática esteve dedicada ao vinho e a todo o processo que é percorrido até que este esteja pronto a ser apreciado. Em simultâneo, decorreu um concurso de vinhos que podem ser designados por caseiros não comerciais. Feitos por pequenos e micro produtores do concelho, os vinhos foram avaliados e é possível adiantar que o primeiro prémio foi para a Nave do Barão. Damásio Correia arrecadou o primeiro prémio, enquanto Hélder Martins obteve o segundo prémio também com um vinho produzido na Nave do Barão. O terceiro prémio foi atribuído a um vinho de Alte produzido por António Martins.
“Os vinhos do Algarve já estão equiparados aos melhores vinhos nacionais. Com quantidades reduzidas é verdade, mas o certo é que em meia dúzia de anos conseguimos dar um salto qualitativo imenso”, comentou o edil louletano, Seruca Emídio relativamente à “estrela” desta edição.
Quanto ao evento, mostra-se convicto que o evento está com a dimensão adequada e a afluência de público certa. Seruca Emídio teme que um possível alargamento do evento possa desvirtuar a sua essência.
Assumindo que tem vindo a ganhar um afeto especial pelo concelho de Loulé, o famoso Chef Chakall mostrou-se encantado com esta feira que nunca tinha visitado. Na mesma semana em que lançou o seu mais recente livro intitulado “Portugal revisitado”, este Chef argentino fez a sua primeira sessão de autógrafos na Feira da Serra de Loulé.
Em declarações ao JA, diz-se cada vez mais cativado pela serra louletana: “Parece-me que gosto mais da serra do que da praia, sinceramente. Acho que é um tesouro escondido de Loulé que ainda não foi muito difundido”.
A apresentação deste novo livro no certame torna-se interessante já que também vai um pouco ao encontro da tendência de inovação das tradições que os próprios produtores e artesãos estão a percorrer. Uma tendência que diz verificar nas cozinhas de maior gabarito em todo o mundo.
Regressar a um Portugal profundo, “aproveitar o que temos, poluir menos, porque quanto menos os produtos viajam menos poluímos, e ajudar os pequenos produtores” são ideias que Chakall defende.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.