Orquestra do Algarve abre temporada com “Ópera ao anoitecer”

ouvir notícia

.

No ano em que comemora uma década de existência, a Orquestra do Algarve inicia a temporada 2012-2013 tendo árias de Mozart como mote para o programa.

No dia 14 de outubro, pelas 19h30, no cine-teatro Louletano, a Orquestra do Algarve sobe ao palco para abrir a sua nova temporada artística com “Ópera ao Anoitecer”.

Iniciando com a obra Contra Ventos e Marés / Against All Odds, de John Avery, composta pelo maestro associado da Orquestra do Algarve para assinalar o seu décimo aniversário, o programa prossegue com árias de óperas de Mozart.

- Publicidade -

Dirigidos pelo maestro Cesário Costa, a Orquestra do Algarve e os solistas Cristina Oliveira (soprano) e Job Tomé (barítono) irão interpretar excertos de Don Giovanni, Cosi Fan Tutte, As Bodas de Fígaro, entre outras obras do influente compositor austríaco do período clássico, Wolfgang Amadeus Mozart.

A 21 de outubro, os Amigos da Orquestra do Algarve serão homenageados pelo seu apoio, num concerto dedicado aos mesmos, mas aberto ao público em geral. Este espetáculo vai ter lugar no cine-teatro São Brás, pelas 17h30, e Rui Pinheiro conduz a orquestra por obras de Beethoven, Wagner, Mozart, Sibelius e Bartók.

A música de bailado “As Criaturas de Prometeu” de Beethoven, “O Idílio de Siegfried” de Wagner, composta como oferta de aniversário à sua esposa, a “Sinfonia nº 31” de Mozart (também conhecida como “Paris”), “Valsa Triste” de Sibelius e as “Danças Populares de Bartók” compõem o programa que o auditório poderá assistir neste concerto.

Os ciclos da nova temporada

A nova temporada traz de volta a programação por ciclos. No dia 26 e 27 de outubro, no auditório municipal de Lagoa e na Igreja do Carmo em Tavira, respetivamente, regressa o Ciclo de Solistas da Orquestra do Algarve, onde se pretende destacar a qualidade de performance artística dos músicos desta orquestra. Neste concerto, o público terá a oportunidade de assistir à execução de peças dos compositores Cherubini e Mendelssohn, para além do “Concerto para dois violinos” de Bach, que será interpretado pelos violinistas Krassimir Dzahambazov (concertino) e Laurentiu Simões (concertino adjunto). O programa será dirigido pelo maestro titular da Orquestra do Algarve, Pedro Neves.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.