Parque inovador para cães e donos nasce no Algarve

ouvir notícia

A Quinta dos Patudos está equipada com equipamentos para trabalhar a destreza, o equilíbrio e a confiança dos animais

Um parque de recreio para cães e donos onde os nossos amigos de quatro patas podem andar e correr livremente, em segurança e sem incomodar ninguém. Este é o projeto da Quinta dos Patudos, um novo espaço rural, situado entre Paderne e Messines, que foi uma das 10 ideias premiadas a nível nacional num concurso promovido pela EDP e pela revista Visão, com o alto patrocínio da Presidência da República

O projeto de criação de um parque rural canino no Algarve foi premiado na semana passada num concurso de ideias. A Quinta dos Patudos é um projeto sem fins lucrativos que tem como objetivo “criar na região um espaço onde os cães, e os seus humanos, possam fazer exercício físico, brincar, socializar, treinar e praticar desportos caninos em segurança”, adiantam os promotores do projeto, José Vieira e Bárbara Vieira.

Situado entre Paderne (concelho de Albufeira) e São Bartolomeu de Messines (concelho de Silves), este parque rural canino foi uma das 10 ideias premiadas, entre os 235 concorrentes a nível nacional no concurso “Todos Queremos um Bairro Melhor”, promovido pela EDP e pela revista Visão, com o alto patrocínio da Presidência da República.

- Publicidade -

A ideia é oferecer aos cães a oportunidade de fazer exercício e socializar com outros cães, ao mesmo tempo que oferece também aos donos um lugar para fazerem exercícios com os seus animais de estimação, que, de outra forma, não poderiam ser capazes de o fazer, em especial se vivem num apartamento sem nenhum espaço exterior.

Na base do prémio – que valeu dois mil euros – está o facto de José Vieira e Bárbara Vieira terem conseguido aproveitar um terreno agrícola para criar um parque especialmente destinado aos cães e donos, com supervisão técnica adequada. “O espaço servirá ainda para treinar e praticar caninos, e para realizar seminários e workshops de educação e treino de cães e outras atividades envolvendo animais”, revelam os promotores, que vão utilizar o dinheiro do concurso na implementação da ideia, que já começou a nascer no terreno.

Faltam espaços para exercitar cães

A Quinta dos Patudos, que foi o único projeto da região do Algarve premiado neste concurso e o mais votado pelos utilizadores da Comunidade EDP, pretende ter “características inovadoras no nosso país”, salientam os responsáveis pelo projeto.

O objetivo passa por “responder à necessidade sentida pelos proprietários de cães da existência de espaços devidamente equipados que permitam exercitar, socializar, treinar cães e praticar desportos caninos em condições de segurança”, sendo que a localização em meio rural permite, também, conjugar todas estas atividades com o contacto com a natureza.

De acordo com José Vieira e Bárbara Vieira, o parque terá uma área total de 1.400 metros quadrados e será equipado com ringues vedados, estruturas de apoio amovíveis e equipamentos para treino e prática de desportos caninos.

“A quinta possuirá, também, equipamentos lúdico-didáticos para trabalhar a destreza, o equilíbrio e a confiança de cachorros e cães adultos”, acrescentam.

O parque vai ainda promover atividades e terapias assistidas por animais destinadas a crianças, idosos, portadores de deficiência e outros públicos.

Projeto estimado em 30 mil euros

“Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, que será implementado e gerido por uma pessoa coletiva sem fins lucrativos (associação ou cooperativa) a constituir para o efeito”, frisam os promotores, adiantando que a sua intenção passa, também, por envolver outras entidades públicas e privadas, com especial destaque para as associações de defesa animal.

Ao todo, o investimento neste projeto está estimado em cerca de 30 mil euros. As verbas necessárias à manutenção e funcionamento do parque serão asseguradas pelas contribuições dos promotores, de uma campanha de “crowdfunding” e das receitas geradas pelos serviços a disponibilizar e atividades a realizar.

Entretanto, já arrancaram no terreno os trabalhos de limpeza, instalação de vedações e delimitação do trilho ambiental, sendo que o início das atividades regulares da Quinta dos Patudos está previsto para o próximo outono.

“Até à abertura do parque vão ser realizados eventos mensais abertos à participação de todos os interessados, para divulgar o trabalho que está a ser desenvolvido”, revelam os promotores do projeto. O primeiro ocorreu no passado dia 25 de abril.

Refira-se que os parques caninos existem em grande número nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Em Portugal, começam agora a surgir em alguns dos principais aglomerados urbanos.

No Algarve, a Quinta dos Patudos assenta num conceito diferente de parque canino. “Não queremos ser um espaço onde os cães possam brincar, mas sim um sítio onde os donos possam brincar com os seus cães”, concluem os promotores do projeto.

Nuno Couto/JA

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.