PCP defende intervenção do Governo na Litográfica do Sul

ouvir notícia

.

O PCP considera que o Governo deve intervir no sentido de garantir a laboração e a viabilidade da Litográfica do Sul, empresa de Vila Real de Santo António cuja administração comunicou que iria pedir a sua insolvência, salvaguardando os postos de trabalho “tão importantes para os trabalhadores e suas famílias, assim como para a economia do concelho”.

Neste sentido, e à semelhança do que já tinha feito o Bloco de Esquerda, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Economia sobre o acompanhamento que o Governo tem feito da situação na Litográfica do Sul e das medidas que irá adotar para garantir a laboração e a viabilidade desta empresa.

A Empresa Litográfica do Sul é, no setor das artes gráficas, uma das empresas emblemáticas do concelho de Vila Real de Santo António e do sul do país. Dá emprego a 44 trabalhadores e tem encomendas.

- Publicidade -

No passado dia 24 de março a administração anunciou aos trabalhadores a sua intenção de proceder ao encerramento da empresa.

“O tecido económico do concelho de Vila Real de Santo António ficará ainda mais debilitado com o eventual encerramento da Litográfica do Sul, agravando ainda mais a já de si elevada taxa de desemprego, uma das mais altas do Algarve”, alertam os comunistas.

O PCP recorda que, tal como no resto da região algarvia, a resposta aos problemas do concelho Vila Real de Santo António “não passa exclusivamente pelo setor do turismo, o qual, apesar da sua importância na economia regional, não tem demonstrado capacidade para criar os postos de trabalho necessários, não paga salários acima do ordenado mínimo e padece de um problema de sazonalidade que leva ao encerramento de múltiplas unidades hoteleiras na época baixa”.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.