PDR2020 apoia desenvolvimento de unidade de produção de salicórnia

ouvir notícia

Com um custo total de 111.244 euros (financiamento comunitário de 41.717 euros e nacional de 13.905 euros), o projeto Salivitae é um dos projetos regionais apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural de Portugal – Continente 2014 – 2020 (PDR2020), comunicou a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve.

O referido projeto, sediado no concelho de Portimão, tem como objetivo o desenvolvimento de uma unidade de produção intensiva (4.600 m2 de estufas) de salicórnia, cuja produção se destina essencialmente à exportação, e ao mercado nacional, a médio longo prazo.

“A aposta num projeto de produção intensiva de salicórnia deveu-se ao elevado potencial que esta planta representa, a nível alimentar e farmacêutico, e à sua procura atual, especialmente ao nível do mercado externo”, explica a DRAP em comunicado.

- Publicidade -

A localização da exploração, a norte da Figueira/Mexilhoeira Grande, em Portimão, a cerca de três quilómetros do mar, “implicou a necessidade de serem criadas as condições ambientais adequadas ao desenvolvimento desta planta, especialmente ao nível da água da rega (teor de sal) e no sistema de iluminação artificial, de forma a potenciar as produções, o que confere um caráter inovador ao projeto”, lê-se.

Com este sistema pretende-se “obter colheitas escalonadas ao longo do ano, para assim garantir um fornecimento regular deste produto e assim conseguir uma maior fidelização de clientes”, termina.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.