Pesca: Bloco leva violações do acordo fronteiriço ao Parlamento

ouvir notícia

.

Os deputados do Bloco de Esquerda questionaram a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre como irá proceder de forma a fiscalizar e garantir que o Acordo Fronteiriço do Guadiana é integralmente cumprido pelas embarcações espanholas.

O problema com que se debatem os pescadores do sotavento tinha sido noticiado pelo Jornal do Algarve na edição impressa de 24 de março.

Em causa estão os relatos de pescadores portugueses sobre as mais de três dezenas de embarcações espanholas que pescam em águas portuguesas, ao abrigo do Acordo Fronteiriço do Guadiana, sem estarem a respeitar as medidas técnicas do país em cujas águas se realiza a atividade pesqueira.

- Publicidade -

Os pescadores algarvios acusam as embarcações do país vizinho de não cumprirem os requisitos legais, designadamente os horários de pesca, os limites da captura diária, o tamanho mínimo de captura e os limites da área de pesca.

Os marítimos queixam-se que as práticas ilegais das embarcações espanholas têm danificado as artes de pescas dos pescadores nacionais, com elevados prejuízos, e que tal sucede pela falta de uma fiscalização adequada por parte das autoridades portuguesas.

Neste quadro, os parlamentares do Bloco questionam a ministra do Mar sobre como os pescadores nacionais irão ser ressarcidos pelos prejuízos acumulados.

No conjunto das situações relatadas pelos pescadores, os bloquistas interrogam sobre os benefícios da manutenção do acordo para a frota de pesca portuguesa pois, além dos vários problemas relatados, está também em causa a gestão do recurso da sardinha, já que Espanha adotou medidas diferenciadas com o início da pescaria dedicada a esta espécie no dia 1 de março.

As embarcações do cerco espanholas a operar em águas portuguesas estão diariamente a capturar sardinha e a vende-la nas lotas da Andaluzia, situação que leva as associações de pesca locais a concluírem que tal acordo não traz qualquer benefício para os pescadores portugueses.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.