Pinturas de Mário Rita na igreja da misericórdia em Silves

ouvir notícia

O município de Silves inaugurou recentemente uma exposição de pintura de Mário Rita, na igreja da misericórdia, em Silves.

A mostra engloba cerca de 30 trabalhos do autor, que, de acordo com Emília Ferreira, revelam a essência da sua obra. Diz a conhecida crítica de arte: “Nos trabalhos da presente exposição do pintor Mário Rita, o habitual jogo geométrico e dimensional, bem conhecido nas suas obras, abre inúmeras portas novas. E não são apenas as telas de generosas, médias ou pequenas dimensões ou os desenhos de escala comedida e silenciosa, que dão o mote, que orientam a perceção. São, além disso, os planos de cor, a geometria gizada e escondida, as velaturas e as opacidades, o modo como a luz habita os espaços. Ou seja: é a pintura,
no seu próprio e intrínseco exercício, que nos orienta o olhar e os passos”.

Mário Rita tem uma longa carreira, que começou em 1979, altura em que foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Desde essa altura não apenas participou em numerosas exposições, como tem vindo a integrar as coleções de instituições como a Caixa Geral de Depósitos, o Banco de Fomento Nacional, o Banco Totta, a EDP e diversas coleções particulares, em Portugal e no estrangeiro.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.