Polícia divulga retrato de Maddie MacCan com 9 anos de idade

ouvir notícia

.

A Scotland Yard diz que tem provas que sugerem poder estar viva a criança inglesa desaparecida há cinco anos no Algarve. E vai propor às autoridades portuguesas a reabertura da investigação do caso Maddie MacCan.

Ao anunciar que pretende as autoridades portuguesas reabram a investigação ao desaparecimento de Madeleine McCann a 3 de maio de 2007, no Algarve, por ter indícios de que pode estar viva, a polícia inglesa distribuiu também um retrato que representará a criança hoje, com 9 anos de idade.

A imagem, segundo o comunicado emitido hoje pela Scotland Yard, foi elaborada “em estreita colaboração com a família” MacCann e é divulgada agora por se estar a aproximar o dia 12 de maio, em que Maddie completaria o seu nono aniversário.

- Publicidade -

A simulação foi criada por Teri Blythe, especialista em manipulação de imagens com objectivo de mostrar como uma pessoa poderá evoluir na idade ou como será a sua aparência caso ganhe ou perca peso.

A artista forense, que integra a equipa de emergência Blakes Emergency Services Ltd para catástrofes, é consultora da Comissão Internacional da Cruz Vermelha e muitas vezes chamada para ajudar em investigações do NPIA (National Policing Improvement Agency).

A divulgação da foto é acompanhada por um apelo da polícia: “Se sabe onde Madeleine McCann se encontra, tem novas informações ou provas sobre o que aconteceu, entre em contato connosco, por favor”.

E a Scotland Yard faz ainda um apelo mais direto a todos quantos estariam na Praia da Luz, entre 28 de Abril e 3 de Maio de 2007: “Se esteve de férias ou a habitar no resort durante este período, especialmente na vizinhança do Ocean Club, e ainda não falou com a polícia, aqui ou em Portugal, contacte-nos para o telefone 0800 0961011 se se encontrar no Reino Unido. Se estiver fora, ligue 44 2071580 126. Se não quiser falar diretamente com a polícia, contacte Crimestoppers, através do 0800 555 111”.

Polícia inglesa diz ter novas provas

O “ressuscitar” do caso “Maddie McCann” – encerrado em 2008 – resulta de uma reanálise à investigação iniciada em maio do ano passado pelo comissário Paul Stephenson e entretanto entregue a uma equipa dos Homicídios liderada pelo inspetor-chefe Andy Redwood, que já se deslocou várias vezes a Portugal para trocar impressões com a Polícia Judiciária, e afirma ter “material novo”.

“Começámos esta reanálise com a mente completamente aberta, colocando Madeleine McCann no coração de tudo o que fazemos. Estamos a trabalhar com base em duas possibilidades: uma é que Madeleine ainda está viva, outra é que ela, infelizmente, morreu”, disse hoje Andy Redwood, citado no comunicado.

A equipa policial, formada ainda pelo superintendente-chefe Hamish Campbell, o comandante Simon Foy e mais três dezenas de detetives, está a “passar a pente fino” 40 mil pistas que equivalem a 100 mil páginas de informações resultantes da investigação da Policia Judiciária, inquirições das autoridades inglesas e investigações de detectives privados.

Os detectives ingleses apuraram, até ao momento, 195 hipóteses de investigação que apontam para a possibilidade da filha de Kate e Gerry McCann estar viva.

O objectivo da Scotland Ward é apresentar às autoridades portuguesas, que têm a primazia nesta investigação, o material suficiente que justifique a reabertura do caso do desaparecimento da criança inglesa em maio de 2007, de um apartamento do Ocean Club, no Algarve.

Anabela Natário (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Esses pai deveriam ser presos pork eles säo culpados por ter deixado as 3 crianças sozinhas enquanto jantavam longe delas,como mäe de uma filha nunca faria isso.Serä que foi mesmo raptada? Se foi, essa pessoa  tem que ser castigada mas os pais da Maddie MacCan tambèm.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.