“Porches precisa de mais segurança”

ouvir notícia

A pequena vila de Porches, no concelho de Lagoa, tornou-se num importante centro turístico a partir dos anos 80. Hoje, a freguesia combina os traços pitorescos com alguns dos melhores empreendimentos turísticos do país, o que leva o presidente da junta a reclamar “mais segurança a curto prazo” para não hipotecar o futuro da freguesia. Por outro lado, José Marques lamenta a “insuficiência de verbas” das juntas para fazer obras de maior relevo

Como encontrou a freguesia quando assumiu funções?
Quando assumi funções, no ano de 1990, encontrei a freguesia de Porches com muitas carências, especialmente ao nível do abastecimento de água nas zonas rurais, mas também ao nível da iluminação pública, caminhos e estradas. Além disso, faltavam infraestruturas como um polidesportivo, posto de correios e centro de saúde.

Quantos habitantes tem a freguesia?
Atualmente, a freguesia de Porches tem cerca de 3.500 habitantes, das mais diversas nacionalidades.

- Publicidade -

Como define a freguesia?
Porches é hoje uma freguesia especialmente voltada para o turismo, existindo diversos hotéis, alguns de cinco estrelas, e aldeamentos turísticos que dão trabalho a muitas pessoas. Por outro lado, a agricultura hoje em dia é muito pouca, mas ainda existem alguns pomares e vinhas.

Quais as obras de maior relevância que foram feitas nos últimos anos?
As obras da freguesia de maior relevância simplesmente não existem, devido a não possuirmos verbas para as fazermos. Vamos fazendo todas as pequenas obras que podemos fazer com os nossos recursos limitados.

O que é que faz mais falta à freguesia neste momento?
Neste momento, faz muita falta à freguesia de Porches mais segurança. Também faz falta desenvolver o parque urbano e criar uma zona industrial para promover o desenvolvimento e o emprego.

Está prevista a concretização de algum projeto importante num futuro próximo?
Ao nível da freguesia de Porches, não temos nenhum projeto importante em curso. Os tempos estão difíceis e o orçamento das juntas é muito curto.

Que medidas têm sido tomadas na área social para apoiar a população nestes tempos de crise?
As medidas que temos tomado para ajudar a população neste tempo de crise consistem em apoiar com pequenos donativos os mais carenciados.

Como é que perspetiva o futuro da freguesia?
Perspetivar o futuro da freguesia é uma incógnita, mas se não forem tomadas medidas de segurança a curto prazo, talvez o futuro de Porches não seja muito cor-de-rosa.

Que locais aconselha a visitar na freguesia?
Aconselho a visitar todo o litoral da freguesia, por terra e pelo mar, pois as nossas praias rendilhadas são espetaculares, com as suas grutas misteriosas que só se podem visitar de barco. A vila de Porches, com as suas ruas estreitas e casas típicas, bem como as suas chaminés conhecidas ao nível internacional, também merecem uma visita. Assim como a Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, a Capela da Nossa Senhora da Rocha e os restaurantes com gastronomia regional.

Deixe uma frase ao povo da freguesia…
Não vamos deixar morrer Porches. Vamos lutar para desenvolver a freguesia.

——————————————————————————–

FICHA PESSOAL:
Nome: José Luís Pina Marques
Idade: 62 anos
Presidente da Junta desde: 1990
Partido: Partido Social Democrata (PSD)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.