Portimão e Faro recebem concertos inaugurais do Festival de Órgão

Os concertos realizam-se às 21h00, são de entrada livre e não carecem de reserva prévia

ouvir notícia

O Festival de Órgão do Algarve está de volta. Na sexta-feira, 3 de novembro, tem lugar o ansiado concerto de abertura do XVI Festival Internacional de Órgão do Algarve 2023, na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Filipe Veríssimo e a participação do Coral Adágio dirigido por António Alves, indicou a organização.

“Depois de uma primeira parte onde será protagonista o órgão histórico e os seus registos sonoros, na participação coral serão interpretadas obras de Mozart e de Bach e, por fim, destaque para a apresentação do Te Deum em Dó de Benjamin Britten (1913-1976), com Beatriz Direito nos solos da voz soprano”, pode ler-se na nota da Associação Cultural Música XXI.

No dia seguinte, sábado, 4 de novembro, Filipe Veríssimo apresenta-se no órgão da Sé de Faro, partilhando o concerto com o Coro Cantate Domino dirigido por Rui Jerónimo. Glosas, Partitas e Sonatas preenchem o programa a solo, seguindo-se a participação coral com a interpretação de cinco obras de referência, de Bach, Franck, Mozart, Caccini e Haendel.

- Publicidade -

Antes de rumar a Faro, no sábado de manhã, o organista Filipe Veríssimo oferece uma ‘masterclasse’ de órgão na Igreja Matriz de Portimão, dirigido a professores e alunos de instrumentos de tecla e de música antiga, estudiosos do património e outros interessados. Esta atividade é organizada em parceria com a Academia de Música de Portimão e os participantes/ouvintes poderão inscrever-se através dos números 282 426 290/966 642 279 ou do e-mail [email protected].

O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência luxemburguesa Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.