Portimão reforça medidas para racionalizar consumo de água

Autarquia apela à colaboração dos munícipes para reportarem situações anómalas detetadas

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Face à atual situação de seca extrema que afeta o país, com particular incidência na região algarvia, o município de Portimão adotou um conjunto de medidas de contingência que visam a racionalização de água e o combate ao desperdício, com destaque para a redução dos períodos de rega dos espaços verdes.

Para o efeito, e para além do reforço das ações de fiscalização aos equipamentos de rega, quer pela autarquia, quer por prestadores privados, serão implementados ciclos de rega mínima que garantam a sobrevivência das espécies, os quais decorrerão apenas no período noturno, das 23h00 às 07h00.

A autarquia solicita aos cidadãos que detetarem “uma situação anómala no que diz respeito à rega de espaços públicos ou a perdas de água”, que liguem de imediato para o Serviço Municipal de Proteção Civil, através do número de telefone 808 282 112.

- Publicidade -

Quanto aos elementos de água e bicas em espaço público, serão restritos ao horário diurno os tempos de funcionamento e a periodicidade de recarga das fontes, podendo estes ser interrompidos nas situações em que se verifiquem consumos disruptivos pelas equipas de manutenção encarregues da vigilância e monitorização da operacionalidade destes elementos de decoração do espaço público.

No âmbito desta política, a autarquia procedeu também, há algumas semanas, ao encerramento dos chuveiros de praia e aos lava-pés.

“O município de Portimão continua atento a esta problemática e poderá adotar em breve outras medidas conjunturais, sempre devidamente apoiadas por campanhas de sensibilização dirigidas aos munícipes”, pode ler-se no comunicado enviado pela autarquia.

A autarquia forma ainda que estão em curso diversas ações, entre as quais a lavagem de ruas e pavimentos com água não potável, e o reforço da capacidade operacional de reparação de roturas, através de piquete permanente de assistência.

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) está a proceder também à gestão da pressão dos sistemas de distribuição, renovação do parque de contadores, em particular dos grandes consumidores, realização de campanhas de sensibilização e, no que diz respeito ao tarifário, adoção do segundo escalão para consumidores não-domésticos, a partir dos 100m3.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.