Portugal desce para 46.º na competitividade global

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
Portugal desceu três lugares para ocupar o 46.º no ranking GCI 2010-2011 de competitividade global, revela o relatório anual do Fórum Económico Mundial divulgado esta quinta-feira, na China.

No relatório «The Global Competitiveness Report 2010-2011», Portugal obtém a classificação de 4,4 (numa escala de 0-7 pontos), depois de ocupar o 43º lugar nos dois índices anteriores (2009-2010 e 2008-2009).

No estudo que analisa 139 países (mais seis do que os do ano anterior), a Suíça mantém o primeiro posto, pelo segundo ano consecutivo, enquanto os Estados Unidos caem, do segundo para o 4.º lugar, ultrapassados pela Suécia e por Singapura, respectivamente nos 2.º e 3º lugares do Global Competitiveness Index deste ano (GCI 2010-2011).

Nos onze pilares de competitividade analisados, Portugal consegue a melhor classificação no capítulo “infra-estruturas” (24.º, com 5,4 pontos), saindo com a pior nota no pilar “Eficiência do mercado laboral” (117.º, obtendo 3,9 pontos). Neste capítulo, Portugal é o penúltimo do GCI (138º lugar) no critério específico “regras de contratação e despedimento”.

- Publicidade -

De acordo com a ficha  que detalha o perfil de Portugal, os factores mais problemáticos do ambiente empresarial são a burocracia; legislação laboral restritiva; instabilidade governativa (legislação) e a fiscalidade.

Os rankings do GCI são baseados em dados de domínio público e nos resultados da uma pesquisa anual de grande alcance desenvolvida pelo World Economic Forum, em conjunto com os seus Institutos Parceiros (principais institutos de pesquisa e organizações comerciais) nos países analisados na pesquisa.

Este ano, mais de 13.500 líderes empresariais participaram desta análise a 139 economias incluídas no relatório.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.