Primeiro comboio chegou a VRSA há (quase) 110 anos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

No ano em que se celebra o 110.º aniversário da chegada do comboio a Vila Real de Santo António, o município preparou um calendário de iniciativas para assinalar a efeméride.

As atividades arrancaram com a exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve”, que está patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, até 31 de maio, e convida a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia.

Através de testemunhos, documentais, materiais e orais, os visitantes são transportados numa jornada através da história da linha férrea, que chegou a Faro em 1889 e a VRSA em 1906 e assumiu-se como um fator determinante no desenvolvimento da região.

- Publicidade -

No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (antiga escola primária de Santa Rita), é possível visitar a exposição “Cais de Embarque”, pelo Ovelha Negra Colectivo, a partir de hoje e até 30 de abril. A mostra exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jato de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos caminhos de ferro portugueses.

Comboio chegou no dia 14 de abril de 1906

No dia em que se comemoram os 110 anos da chegada do comboio a VRSA, a 14 de abril (uma quinta-feira), o historiador Hugo Cavaco dá a conhecer um pouco mais deste episódio, tendo como mote o livro de sua autoria, intitulado “1899 – Deverá o comboio chegar a Vila Real de Santo António?”. A conversa tem lugar no Arquivo Histórico Municipal, às 18h00, e insere-se no ciclo “Arquivo entre Histórias”.

Já a 17 de abril (domingo), pelas 9h30, terá lugar o passeio “Um olhar sobre os caminhos-de-ferro em Vila Real de Santo António”, orientado pelo historiador Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro. A iniciativa está integrada no ciclo de passeios pedestres “Passos Contados”.

O ponto de encontro será no Arquivo Histórico Municipal, às 9h30, e o percurso incluirá uma visita à exposição e uma viagem de comboio até Cacela, com especial enfoque nas transformações operadas na realidade económica e social da região que a chegada do comboio permitiu.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, pelas 18h00, será apresentado, no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, o n.º 2 da revista “Promontoria Monográfica – História do Algarve – Fragmentos para a História do Turismo no Algarve”, que reúne um importante conjunto de trabalhos de investigação acerca da história do turismo da região na sua relação com o impacto da chegada do comboio ao Algarve.

Já em maio, entre os dias 9 e 20, terá lugar, no edifício dos Paços do Concelho, uma exposição de filatelia alusiva à temática da chegada do comboio a VRSA. A mostra é promovida pela Secção de Colecionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Real de Santo António e está associada às comemorações do dia da cidade (13 de maio).

.

.

.

.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.