Procura de imobiliário aumenta 30%

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

Primeiro trimestre de 2014 confirma mudança de paradigma no setor

.

De acordo com os dados do Gabinete de Estudos da APEMIP (Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal), a procura de imóveis para compra registou, nos primeiros dois meses de 2014, um aumento de 30 por cento face ao mesmo período do ano transato.

- Publicidade -

Nas palavras de Luís Lima, presidente da APEMIP, esta dinâmica está a trazer um novo fôlego ao mercado imobiliário português.

“O aumento da procura para compra é cada vez mais notório. Os vistos Gold e o Regime Fiscal para Residentes não habituais são os grandes impulsionadores deste aumento, mas verifica-se também uma nova dinâmica no mercado interno, que começa também a despertar para as oportunidades de investimento que o imobiliário oferece”, explica Luís Lima.

Nas duas maiores cidades do país verificam-se os crescimentos mais acentuados: a área metropolitana de Lisboa registou um aumento da procura de aproximadamente 25 por cento, enquanto a área metropolitana do Porto assinalou um acréscimo na ordem dos 30 por cento.

Por outro lado, os valores relativos às transações imobiliárias em Portugal estão a registar um crescimento nos imóveis rústicos, fenómeno muito semelhante ao que ocorria na década de 80, o que, na opinião de Luís Lima “não pode ser lido como uma espécie de regresso ao passado, na verdade, impossível de se concretizar”.

“Mesmo num quadro de crescimento em 2014, a gerar um lenta recuperação da procura interna, haverá em algumas localizações oferta sem procura. Mas também haverá procura que não consegue encontrar, com facilidade, a oferta que desejava. Os números apontam para que o investimento no segmento residencial cresça já em 2015. É uma projeção realista e não apenas um desejo.”, refere o presidente da APEMIP.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.