Protestos pelo mundo para exigir mudança democrática global

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

Mais de 80 países aderiram ao protesto mudial de hoje pela mudança democrática global e contestar a sujeição da sociedade ao poder financeiro

Quase mil cidades em todo o mundo vão ser hoje palco de protestos para exigir uma mudança democrática global e contestar a sujeição da sociedade ao poder financeiro.

Vancouver, Jerusalém, Cidade do México, Cairo, Rabat, Tóquio, Londres, Paris, Atenas, Berlim, Roma e Lisboa são algumas das cidades dos mais de 80 países que aderiram ao protesto mundial.

- Publicidade -

“No dia 15 de outubro pessoas de todo o mundo tomarão as ruas e as praças. Da América à Ásia, de África à Europa, as pessoas estão a erguer-se para lutar pelos seus direitos e pedir uma autêntica democracia. Agora chegou o momento de nos unirmos num protesto não violento à escala global”, pode ler-se no manifesto divulgado no ‘site’ “United for Globalchange” (“Unidos por uma mudança global”).

“Unidos em uma só voz, faremos saber aos políticos, e às elites financeiras que eles servem, que agora somos nós, o povo, que decidirá o nosso futuro. Não somos mercadorias nas mãos de políticos e banqueiros que não nos representam”, reforça o mesmo texto.

Novo fôlego ao movimentos dos indignados

O movimento dos “indignados” ganhou nas últimas semanas um novo fôlego, ao ter repercussões fora da Europa, onde foram registados os primeiros protestos, com a adesão de cidades como Nova Iorque, com a realização de manifestações sob o lema “Occupy Wall Street” (“Ocupar Wall Sreet”).

Um dos alvos da jornada de protesto de hoje vão ser os grandes centros financeiros mundiais, como Wall Street, a ‘City’, o coração financeiro de Londres, ou o Banco Central Europeu, com sede na cidade alemã de Frankfurt.

Outros dos locais centrais do protesto será Bruxelas, sede da União Europeia (UE), onde são esperados vários milhares de “indignados” originários de Espanha, França, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Suiça, entre outros países europeus.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.