PSD e CDS-PP aprovam mudanças nos contratos de trabalho

ouvir notícia

Novo sistema de compensações em caso de cessação do contrato de trabalho foi aprovado ontem na generalidade na Assembleia da República, com os votos contra do PCP, BE e PEV.

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira na generalidade as alterações propostas pelo Governo ao Código do Trabalho e que introduzem um novo sistema de compensações em caso de cessação do contrato de trabalho.

A proposta de lei do Governo foi aprovada com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP, a abstenção do PS, que anunciou uma declaração de voto, e os votos contra do PCP, BE e PEV.

- Publicidade -

O executivo propõe, entre outras alterações, que a compensação por despedimento, nos novos contratos de trabalho, passe para 20 dias de retribuição mensal.

Na declaração de voto, o PS assegura que será “irredutível na defesa da entrada em vigor em simultâneo da alteração às indemnizações e compensações por cessação dos contratos de trabalho e do seu mecanismo de financiamento”.

O PS adianta que apresentará na especialidade várias propostas neste sentido e diz esperar “o apoio da maioria PSD/CDS-PP”.

Ontem ao início da tarde, o PS anunciou a abstenção à proposta de lei que altera o regime das indemnizações por despedimento e desafiou o Governo a aprovar, na especialidade, a criação de um fundo previsto no acordo com os parceiros sociais.

Em conferência de imprensa, no Parlamento, o deputado Miguel Laranjeiro disse que o PS se absteria na votação na generalidade da proposta de lei do Governo, alegando que o diploma não cumpre na íntegra o memorando da troika que, nesta matéria, se baseou no acordo de concertação social celebrado em março passado.

No acordo de concertação social, disse, “é clara e imperativa a inscrição da simultaneidade da aplicação das novas medidas com a entrada em vigor de um Fundo, ou um mecanismo de financiamento, de base exclusivamente empresarial” para reforçar as garantias de pagamento aos trabalhadores.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.