A empresa responsável pelo transporte e tratamento dos resíduos sólidos na região, a Algar, vai reforçar a recolha de lixo durante a época balnear do verão 2014. A empresa anunciou que recorreu recentemente à subcontratação do serviço de recolha de ecopontos para os municípios de Lagos e Albufeira.
“Desta forma haverá um reforço das equipas de recolha seletiva, o que permitirá manter a qualidade dos serviços prestados”, adianta a Algar, frisando que a necessidade de alargar as equipas nestes dois concelhos “prende-se com o facto de serem os concelhos com maior afluência turística durante os meses de verão, e onde se verifica o maior enchimento dos ecopontos durante este período”.
A empresa apela ainda aos cidadãos e às autarquias para colaborarem, “pois se os comportamentos incorretos se mantiverem, de pouco servirão as medidas agora adotadas”.
“É muito importante que os cidadãos tenham consciência que os carros indevidamente estacionados em frente aos equipamentos de deposição seletiva tornam impossível o nosso trabalho de recolha dos resíduos de embalagens que são depositados nos ecopontos”, dá como exemplo a Algar.
Para combater este problema, e para sensibilizar os condutores, a empresa desenvolveu um folheto bilingue que será colocado em todos os veículos que se encontrem indevidamente estacionados, alertando-os para o inconveniente e transtorno da situação.
A Algar apela ainda aos cidadãos para alertarem os seus serviços sempre que encontrem um ecoponto cheio, através da linha verde 800203251, e que se dirijam até ao ecoponto mais próximo, ao invés de depositar os resíduos na via pública.
“Existem cerca de 2.500 ecopontos espalhados por todo o Algarve, pelo que não existe necessidade de despejar resíduos na via pública. Contamos com a colaboração de todos. Só assim será possível garantir um verão limpo, como o Algarve merece”, concluem os responsáveis.
JA