Recolha seletiva de resíduos pela ALGAR “não tem funcionado” em Portimão – Autarquia

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O município de Portimão manifestou em comunicado, esta terça-feira, dia 29 de agosto, o seu “profundo desagrado” com a recolha seletiva de resíduos pela ALGAR. Segundo a autarquia, a ALGAR é a entidade responsável pela recolha dos recicláveis (cartão, vidro e plástico) nos ecopontos do concelho de Portimão.

“Como infelizmente se tem constatado, essa recolha seletiva pura e simplesmente não tem funcionado em Portimão, sendo motivo de inúmeras reclamações por parte de residentes e turistas e constituindo uma enorme preocupação para o município, que se vê, diariamente, confrontado com ilhas ecológicas a transbordar de garrafas, plásticos, vidro e papel que ficam espalhados pela via pública, nas áreas circundantes aos referidos equipamentos”, pode ler-se em comunicado.

Na sequência desta situação, a autarquia denuncia o “generalizado” descontentamento da população e frisa as suas críticas “absolutamente justas”.

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“De um município de referência na área da limpeza urbana, e em particular com uma das maiores taxas de reciclagem do país, Portimão passou a ser visto como um concelho onde os recicláveis se acumulam na rua, face à insuficiente recolha dos mesmos, projetando uma imagem de desmazelo e falta de limpeza do espaço público”, lamenta o município.

“Após vários meses de reclamações e diligências diárias junto da ALGAR, esta empresa sempre foi respondendo que iria melhorar o serviço, tendo inclusive contratado uma entidade externa – SUMA –, para aumentar a capacidade de recolha nas áreas de maior impacto no município de Portimão”, detalha a nota.

Apesar destas medidas, a recolha de resíduos seletivos em Portimão “não se alterou para melhor, registando-se, pelo contrário, uma degradação do serviço prestado, em algumas áreas”, lê-se.

De acordo com o município, no início do mês de agosto foi dado conhecimento da “situação de má prestação” de serviço pela ALGAR junto da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, IP, requerendo um ajustamento “urgente” do serviço.

Neste sentido, “o município recusa-se a estar refém da ALGAR, entidade que não cumpre o seu trabalho no concelho, facto que poderá originar graves problemas de insalubridade, já para não referir o péssimo cartão de visita para a imagem turística de Portimão”, refere o documento.

Como tal, visando minorar o problema, “e apesar de não ser da sua responsabilidade”, a Câmara de Portimão “mandatou a empresa municipal EMARP para que reforce, ainda mais, as recolhas diárias dos resíduos recicláveis que se encontram depositados na envolvente dos ecopontos, bem como para que proceda à limpeza e lavagem dos locais onde se encontram instalados os referidos equipamentos, por forma a garantir as necessárias condições de salubridade”, destaca.

Foi igualmente solicitado à referida empresa municipal “que inicie negociações com a ALGAR, por forma a que contrate a EMARP para apoio operacional para a atividade da recolha seletiva de embalagens recicláveis (papel/cartão, plástico/metal e vidro)”.

A autarquia pretende, assim, “que a EMARP, que assegura a recolha dos resíduos indiferenciados no setor, denominada em baixa, possa também ser responsável, a curto prazo, pela operação de recolha dos resíduos seletivos produzidos/depositados nos ecopontos e/ou envolventes existentes na sua área de intervenção, sendo esse serviço pago pela ALGAR”, esclarece.

A Câmara Municipal de Portimão aproveita para “solicitar a colaboração e apelar ao civismo dos munícipes, para que, sempre que encontrem ecopontos cheios, se dirijam ao ponto de recolha mais próximo, não deixando estes resíduos na via pública, de forma a evitar a acumulação indesejada de resíduos e consequentes situações de insalubridade”, termina a nota.

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