Reitor da Universidade do Algarve identifica potencialidades em Aljezur

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
.

António Branco continua o seu périplo pelos 16 concelhos da região, tendo visitado na passada sexta-feira o município de Aljezur. No coração da Costa Vicentina, o reitor da Universidade do Algarve (Ualg) contactou com várias infraestruturas, entidades e empresas, que ilustram o dinamismo cultural, económico e social deste concelho.

António Branco salientou que estas visitas são muito importantes porque podem ajudar a identificar projetos ou estudos que, por sua vez, contribuam para a resolução dos problemas dos concelhos, permitindo-lhe estabelecer uma colaboração de maior proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta.

Já para os municípios, estas visitas são vistas como uma iniciativa inédita por parte de um reitor. “Nós ficamos a ganhar muito com estas visitas, mas a universidade também, porque permitirão ficar a conhecer, muito melhor, a realidade das pessoas e o dia-a-dia dos concelhos”, afirmou o presidente da autarquia, José Amarelinho. “Esta iniciativa do senhor reitor é pioneira!”

- Publicidade -

O reitor visitou a zona industrial da Feiteirinha, na freguesia do Rogil, onde contactou com várias empresas como a F.F. – Sistemas de Energias Alternativas, presente em Portugal desde 1989, que oferece inúmeras possibilidades de aproveitamento das energias renováveis em substituição dos combustíveis fósseis. No mesmo local, também visitou a Ave de Oiro, uma sociedade de comércio de aves e carnes, as instalações dos Enchidos Tradicionais da Feiteirinha e a Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur, que anualmente vende 50 toneladas de batata certificada. “São produzidas nesta região com condições ambientais únicas, onde o sol chega com abundância e onde a terra, a água e o ar não se encontram poluídos”, explica António Novais Henriques, presidente desta associação, o que faz com que esta batata-doce tenha Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Ainda nesta freguesia, o reitor visitou a empresa “Pão do Rogil”, uma padaria artesanal a funcionar desde 1965, pelas mãos da família Claro.

Depois, já na freguesia de Odeceixe, António Branco visitou as Casas do Moinho. Sandra e Arnaldo são apaixonados pela região há vários anos e, em 2004, decidiram investir neste projeto de turismo de aldeia, recuperando oito casinhas típicas.

Finalmente, ainda nesta freguesia, a comitiva passou pela praia de Odeceixe, reconhecida como uma das ‘7 Maravilhas – Praias de Portugal’ em setembro de 2012.

Este périplo pelo concelho de Aljezur terminou com a visita ao Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, à Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico e à Unidade de Cuidados Continuados, onde foram abordadas possíveis parcerias na área da saúde e da psicologia.

Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou os concelhos de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim, Albufeira, Vila do Bispo, Aljezur e, no próximo dia 16, visitará o concelho de Portimão.

JA

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.