Risco de bancarrota de Portugal e Espanha em máximos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img

A probabilidade de default (incumprimento) da Grécia fechou a semana em 83,70%, a de Portugal em 51,94%, a da Irlanda em 50,19%, a de Espanha em 24,26%, a de Itália em 17,13% e a da Bélgica em 14,27%, segundo dados da CMA DataVision. Tudo valores acima do fecho de quinta-feira e em máximos nos casos dos quatro primeiros países.

A Grécia caminha para níveis de risco de bancarrota eminente e Portugal e a Irlanda fecham a semana acima da barreira dos 50%. Portugal está agora apenas a pouco mais de 3 pontos percentuais da Venezuela, um “histórico” do “clube” do risco de default.

As maiores subidas diárias de risco verificaram-se com a Itália e a Bélgica, o que está a deixar muito preocupados os analistas, em virtude de se estar a observar um movimento sincronizado no risco dos seis países da zona euro, ainda que em patamares distintos.

- Publicidade -

Clube do default mantém quatro da zona euro

No “clube” dos 10 países com maior risco de incumprimento estão hoje quatro membros da zona euro (Grécia, que lidera, Portugal em 3º lugar, Irlanda na 4ª posição, e Espanha em 9º). Um outro país europeu, a Islândia, está na 8ª posição, com um preço dos credit default swaps (cds,seguros financeiros contra risco de incumprimento das dívidas) a cinco anos no mesmo patamar dos 300 pontos base do que Espanha.

Com um nível de custo dos cds na ordem de 306,89, a Espanha atingiu um novo máximo histórico depois da adesão ao euro no prémio de risco que já se cifra em mais de 260 pontos base em relação ao custo dos cds para a dívida alemã (que serve de referência).

Resta acrescentar que, em termos do indicador dos custos dos cds a 12 meses, a situação da Grécia é hoje similar à da Argentina em julho de 2001, apenas cinco meses antes do default em Buenos Aires.

Nas yields (juros implícitos) dos títulos soberanos no mercado secundário, segundo dados da Bloomberg, está a verificar-se uma tendência de aumento dos juros exigidos para a dívida de Portugal, Irlanda e Espanha. Apenas a Grécia conseguiu conter a escalada de dias anteriores e tem todas as maturidades com valores abaixo do fecho de ontem.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.