Rui Rodrigues homenageado pela Câmara Municipal de Albufeira

Rui Rodrigues treina na Casa do Povo de Messines

ouvir notícia

O atleta da seleção portuguesa de andebol em cadeira de rodas, Rui Rodrigues, foi homenageado na sexta-feira, dia 16 de novembro, pela Câmara Municipal de Albufeira, a sua terra natal, anunciou a autarquia.

Rui Rodrigues treina na Casa do Povo de Messines e sagrou-se campeão mundial e da Europa de andebol em cadeira de rodas no dia 20 de novembro, em Leiria, num jogo contra os Países Baixos.

A cerimónia contou com a participação de amigos, colegas e familiares do atleta, que foi homenageado pelo município pela segunda vez, “o que demonstra, efetivamente, a qualidade desportiva da equipa e do Rui”, segundo o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

- Publicidade -

O edil destacou ainda o título de “Cidade Inclusiva” atribuído ao concelho de Albufeira, referindo que ainda existem mudanças a ser feitas.

“Há muita coisa que falta, mas neste momento, já existem projetos que impulsionam estas mudanças. Albufeira é, sem dúvida, um concelho preocupado com a inclusão e a participação de todos nas diversas atividades do quotidiano, neste sentido, já existem passeios com rampa facilitadora de mobilidade para pessoas em cadeira de rodas e o Museu Municipal já está tecnologicamente preparado para receber cegos e surdos”, refere.

José Carlos Rolo adiantou ainda que “o município passa a apoiar esta modalidade desportiva, visto que já existem dois atletas albufeirenses a treinar na Casa do Povo de Messines”.

Já o vice-presidente Cristiano Cabrita, agradeceu ao atleta por levar o nome do concelho além-fronteiras e reiterou o “apoio inequívoco da autarquia”.

O autarca referiu ainda já ter feito a proposta à organização do Campeonato Mundial de andebol em cadeira de rodas para que no futuro o mesmo se realize em Albufeira, “sendo o Rui a nossa grande estrela”.

Rui Rodrigues, no seu discurso, revelou que “mesmo depois de ter ficado paraplégico, em 2001, continuei a lutar pela minha carreira desportiva”.

“O andebol em cadeira de rodas, não está contemplado nas modalidades desportivas da maior competição do mundo para atletas portadores de deficiência, mas nós estamos a tentar que isso seja alterado. Se assim for, o objetivo será participar nos Paralímpicos de 2028, em Los Angeles”, disse.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.