Sábado é o dia do “grande debate” sobre as portagens

ouvir notícia

.

A sala de conferências do Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA), em Loulé, foi o palco escolhido pela Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI)para para o fórum de discussão sobre os dois anos de portagens na A-22, que decorrerá este sábado, a partir 15h00.

A mesa do fórum será constituída por Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, João Vasconcelos, membro da CUVI e vereador na Câmara Municipal de Portimão, Jorge Botelho, presidente da AMAL, Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve, António Ponce, presidente da Federação Onubense de Empresários (de Huelva, Espanha), e Paulo de Morais, vice-presidente da Associação Transparência e Integridade.

A organização espera ainda a presença de representantes de outras entidades do Algarve e da Andaluzia, entre os quais presidentes de câmaras municipais, deputados eleitos pela região, bem como os presidentes dos municípios espanhóis de Ayamonte e de Huelva.

- Publicidade -

“Cerca de dois anos depois da introdução de portagens na Via do Infante pelo atual governo e com o agravamento da crise, o Algarve encontra-se à beira do desastre social e económico”, diz a CUVI em comunicado enviado às redações. E dão como exemplo “dezenas de milhares de desempregados, centenas de falências de empresas, a fome e a miséria alastra como bola de neve, os acidentes de viação na EN 125 sucedem-se diariamente, vários com feridos e vítimas mortais ao longo destes dois anos”.

Por outro lado, a CUVI exige que o contrato de concessão da parceria público-privada (PPP) da Via do Infante seja tornado público.

“Mesmo com a cobrança de portagens, o erário púbico está a ter um prejuízo de muitas dezenas de milhões de euros transferidos diretamente para os bolsos da concessionária. Trata-se de uma PPP ruinosa e que deve ser anulada quanto antes pelo governo invocando interesse público”, explicam os utentes.

A iniciativa pretende debater as portagens e as suas consequências na região e conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Loulé e do Moto Clube de Faro.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.