Sabe quais são os municípios mais atrativos do Algarve e do país?

ouvir notícia

Faro lidera o ranking geral regional e é o concelho mais bem classificado a nível nacional

Estudo revela quais são os concelhos com melhor desempenho na captação de turistas, de investidores e de novos residentes. Faro, Albufeira, Portimão e Lagos são os únicos da região que conseguem entrar no top-25 nacional que conjuga aquelas três categorias. Porém, o Algarve domina na categoria “Turismo (Visitar)”, com seis municípios nos 12 primeiros lugares. Vila Real de Santo António foi o concelho que mais subiu na tabela geral algarvia dos municípios mais atrativos

.

DOMINGOS VIEGAS

Os concelhos de Faro, Albufeira, Portimão e Lagos continuam, à semelhança do ano passado, a ser os únicos da região algarvia que conseguem entrar no top-25 dos municípios mais atrativos do país, no âmbito do estudo que avalia e conjuga o desempenho de cada município nas categorias de Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

De acordo com o estudo realizado pela Bloom Consulting, este ranking é liderado pelo município de Lisboa, seguido do Porto e de Braga. Faro caiu três lugares e ocupa agora a 11.ª posição no país, saíndo do top-10, Albufeira e Portimão subiram três posições e estão no 18.º e 19.º lugares, respetivamente, enquanto Lagos desceu dois lugares e está na 25.ª posição.

“Faro representa a maior descida no top-10, com a sua exclusão. Oeiras e Aveiro baixam duas e três posições, respetivamente, cedendo os seus lugares a Cascais e Sintra. De salientar que do terceiro ao oitavo lugar, as posições estão muito próximas”, constata a empresa que realizou o estudo, destacando o claro domínio dos municípios das regiões Norte e Lisboa.

Loulé sobe dez lugares na captação de turistas

No entanto, se analisarmos apenas a categoria de Turismo (Visitar), o Algarve surge com seis municípios nos 12 primeiros lugares. Este ranking é liderado por Lisboa, seguido do Funchal, enquanto Albufeira está na terceira posição, depois de ter subido um lugar. Portimão e Tavira caíram uma posição, mas ocupam o sexto e o sétimo lugares, respetivamente, enquanto Lagos mantém a oitava posição.

Destaque ainda no top-25 nacional da categoria de Turismo para Faro, que subiu duas posições, até ao 10.º lugar e, principalmente, para Loulé, que subiu dez lugares e ocupa agora a 12.ª posição a nível nacional.

“A categoria ‘Visitar’ mostra claramente uma tendência do sul português para albergar as melhores marcas de turismo. Lisboa, Algarve e Alentejo são as regiões mais representativas, um facto que se deve, não só à taxa de ocupação hoteleira, bastante acima da média, mas também ao volume de ‘digital demand’ que se regista em municípios costeiros e históricos”, explicam os responsáveis pelo estudo.

- Publicidade -

Captação de novos investidores e de residentes

Faro é o único município do Algarve que consegue entrar no top-25 nacional das categorias Viver e Negócios. Na primeira caiu quatro lugares e está na 12.ª posição. Na segunda subiu um lugar e surge agora na 15.ª posição. Refira-se que o ranking Viver é liderado por Lisboa, seguido de Sintra e de Leiria. A capital do país também está no primeiro lugar do ranking Negócios, mas seguida do Porto e de Braga.

O top-25 da categoria Viver é dominado pelas regiões de Lisboa e Norte, representadas por dez e oito municípios, respetivamente. A região Centro conta com cinco municípios, enquanto que Alentejo e Algarve são representados por Évora e Faro, respetivamente. As regiões autónomas não conseguem colocar nenhum concelho nos 25 primeiros lugares.

Lisboa e Norte também são as regiões que apresentam melhor desempenho na categoria de Negócios, devido sobretudo ao crescimento empresarial. “São também as regiões que demonstram um maior volume de negócios e uma maior preferência para residir, uma vez que há condições para a criação de mais postos de trabalho do que noutras regiões”, lê-se no estudo.

Vila Real Sto António é o concelho que mais sobe no Algarve

Vila Real de Santo António foi o município que registou a maior subida (duas posições) em relação ao ano passado na lista geral (conjugação das três categorias) dos 16 concelhos do Algarve. O “pódio” continua inalterado a nível regional, com Faro na primeira posição, seguido de Albufeira e Portimão.

Segundo o trabalho realizado pela Bloom Consulting, Vila Real de Santo António subiu ao nono lugar, ultrapassando Lagoa e Aljezur. Houve mais dois concelhos que subiram, mas apenas uma posição: Loulé, que entrou no top-5 por troca com Tavira e colocando-se imediatamente atrás de Lagos (4.º), e Monchique, que subiu ao 13.º lugar por troca com Castro Marim.

“Estes municípios são destacados na categoria ‘Visitar’, pelo aumento das dormidas e principalmente pelas altas taxas de ocupação hoteleira, que os posicionam bem neste indicador”, lê-se no referido estudo.

À exceção daquelas subidas, e das descidas de uma posição de Tavira (que é agora 6.º), Lagoa (10.º), Aljezur (11.º) e Castro Marim (14.º), o ranking geral dos 16 municípios algarvios, que conjuga as referidas três categorias, mantém-se inalterado.

“Faro apresenta-se no primeiro lugar do ranking algarvio, apesar da quinta posição na categoria ‘Visitar’, a mais representativa dos municípios algarvios. O facto de se mostrar como a melhor “marca” para ‘Negócios’ e ‘Viver’, dá à capital algarvia argumentos estatísticos (empresas e crescimento populacional) para se manter no topo”, conclui aquele estudo.

Por categorias, o concelho de Albufeira lidera em “Turismo (Visitar)”, seguido de Portimão, Tavira, Lagos, Faro, Loulé, Silves, Vila Real de Santo António, Olhão e Lagoa, que completam o top-10 regional, por esta ordem.

A categoria “Negócios (Investir)” é liderada pelo município de Faro, seguido de Albufeira, Loulé, Portimão, Lagos, Tavira, Silves, Olhão, Aljezur e Monchique, que fecha o top-10.

A capital algarvia também lidera na categoria de “Talento (Viver)”, onde o concelho de Portimão ocupa a segunda posição, seguido de Albufeira, Lagos, Loulé, Tavira, Olhão, Silves, Vila Real de Santo António e Lagoa.

Estudo incluiu dados do INE, pesquisas e desempenho de “sites” e redes sociais

O estudo, que abarcou os 308 municípios portugueses, teve como base as variáveis económicas representadas por dados estatísticos (do Instituto Nacional de Estatística), a procura, representada pelas pesquisas “online” captadas pela ferramenta “Digital Demand – D2” e a variável do desempenho “online”, através dos sites e redes sociais de cada concelho.

.

Ranking geral do Algarve (conjunto das três categorias)
1.º Faro (11.º no País)
2.º Albufeira (18.º nP)
3.º Portimão (19.º nP)
4.º Lagos (25.º nP)
5.º Loulé (27.º nP)
6.º Tavira (32.º nP)
7.º Silves (53.ª nP)
8.º Olhão (63.ª nP)
9.º Vila Real Sto. António (95 nP)
10.º Lagoa (105.º nP)
11.º Aljezur (116.º nP)
12.º Vila do Bispo (139.º nP)
13.º Monchique (143.º nP)
14.º Castro Marim (161.º nP)
15.º S. Brás de Alportel (184.º nP)
16.º Alcoutim (280.º nP)

Top-25 do País (ranking geral do conjunto das três categorias)
1.º Lisboa
2.º Porto
3.º Braga
4.º Cascais
5.º Coimbra
6.º Oeiras
7.º Sintra
8.º Leiria
9.º Aveiro
10.º Funchal
11.º Faro
12.º Guimarães
13.º Setúbal
14.º Matosinhos
15.º Almada
16.º Évora
17.º Viseu
18.º Albufeira
19.º Portimão
20.º Vila Nova de Gaia
21.º Maia
22.º Torres Vedras
23.º Viana do Castelo
24.º Mafra
25.º Lagos

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

- Publicidade-
- Publicidade-
- Publicidade-

O Algarve vive os desafios duma região que cresceu acima da média nacional

O Governador do Banco de Portugal, natural de Vila Real de Santo António, visitou...

Lar de Demências e Alzheimer em Castro Marim acompanha a elite das neurociências

Maria Joaquina Lourenço, com os seus quase 90 anos, vai caminhando devagar, com o...
00:33:23

Entrevista a Mário Centeno

Recebemos o ilustre conterrâneo, Professor Mário Centeno nas nossas instalações. Foi uma honra imensa poder entrevistá-lo em exclusivo. O Professor, o Governador, deixou os cargos à porta e foi num ambiente familiar que nos falou, salientando que se sentia também honrado em estar naquilo que apelidou de “o nosso jornal”. Hoje, como todos os, verdadeiramente, grandes, continua humilde e afável.

Agricultura regenerativa ganha terreno no Algarve

No Algarve, a maior parte dos agricultores ainda praticam uma agricultura convencional. Retiram a...

PJ detém homem por abuso sexual de criança em Loulé

A Polícia Judiciária (PJ), procedeu, na segunda-feira, dia 6 de maio, em Loulé, à...

Em Albufeira é possível degustar vinho e música no “Notas das Adegas”

O “Notas das Adegas” regressa a Albufeira, com duas novas sessões. No próximo dia...

Olhão dinamiza evento de skate e cultura

No próximo dia 11 de maio vai decorrer o Olhão Skate Fest, com início...

Faro apoia com 2,5 ME os agrupamentos de escolas do concelho

O município de Faro vai apoiar este ano os agrupamentos de escolas com um...

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.