Salgueiro ganha etapa e Mestre mantém amarela

ouvir notícia

Enrique Salgueiro no momento em que cortava a meta instalada no Parque Eólico da Carvoeira

O espanhol Enrique Salgueiro, da formação algarvia Louletano/Loulé Concelho, venceu esta sexta-feira a segunda etapa do Troféu Joaquim Agostinho, uma dura ligação de 179 quilómetros entre Manique do Intendente e o Parque Eólico da Carvoeira, no centro do país.

Ricardo Mestre (Tavira-Prio) manteve a camisola amarela e aumentou para 1 minuto e 28 segundos a vantagem para o segundo da geral, que é agora Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel).

Ao contrário do que sucedeu na véspera, a corrida começou sob o controlo do pelotão, que logo aos 16 quilómetros deixou formar-se a fuga do dia, com nove ciclistas, entre os quais Bruno Saraiva (Louletano/Loulé Concelho).

- Publicidade -

O pelotão, comandado pelo Tavira-Prio, manteve o grupo de nove elementos a uma distância recuperável, sempre abaixo dos três minutos de diferença. Foi neste quadro que se entrou na zona montanhosa, onde a fuga acabaria por “morrer”.

A partir de aí sucederam-se as escaramuças, a última das quais decisiva para o desfecho da tirada. Filipe Cardoso, incansável ao longo de toda a viagem, atacou na companhia de Enrique Salgueiro, mas não teve condições para seguir o
espanhol na empinada subida para a meta, que coincidia com uma contagem de montanha de segunda categoria.

Apesar do bom andamento do que sobrava do pelotão, Salgueiro teve as forças suficientes para ser o primeiro classificado, embora creditado com o mesmo tempo dos homens que lhe sucederam, grupo liderado por Sérgio Ribeiro (Barbot-Efapel) e André Cardoso (Tavira-Prio), segundo e terceiro, respectivamente.

“Já conhecia bem o percurso, sentia-me com força e ataquei com consciência de que se conseguisse distanciar-me do grupo perseguidor dificilmente seria alcançado”, explicou Enrique Salgueiro.

O algarvio Ricardo Mestre foi o sétimo na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, e reforçou a liderança.

“A etapa correu muito bem, apesar de ter obrigado a equipa a muito trabalho. Agradeço aos meus companheiros pelo esforço que fizeram”, disse Mestre momentos antes de subir ao pódio. Mestre é também o líder da classificação por pontos.

Este sábado disputa-se a terceira etapa (153,7 km), entre Atouguia da Baleia e Vimeiro da Lourinhã.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.