São-brazenses vivem intensamente o Centenário do Município

ouvir notícia

Momento da inauguração da “nova” Praça da República

São Brás de Alportel assinalou o 1.º Centenário de Elevação a Concelho no passdo domingo, dia 1 de junho, com um programa diversificado e pleno de emoções, em tributo ao passado e com o futuro por horizonte.

Vários foram os momentos de grande significado, enaltecendo as personalidades que mais marcaram este percurso de 10 décadas, valorizando aqueles que hoje seguem os seus passos e apostando nos jovens que cruzam a ponte para o futuro. O grande homenageado foi mesmo o povo são-brasense, numa festa verdadeiramente para todos.

A celebração de 100 anos de história enquanto concelho contou com a presença do vice-presidente da Assembleia da República, Guilherme Silva, na cerimónia protocolar do Hastear da Bandeira.

- Publicidade -

Após o último acorde do Hino Nacional, inesperadamente, João Rosa Beatriz, fundador do concelho de Alportel, surge de uma janela do edifício dos Paços do Concelho para falar “à gente da sua terra”, numa evocação do passado. Uma representação que surpreendeu a multidão presente pela originalidade da homenagem ao homem que esteve na origem da efeméride que se assinalou este domingo e pela mensagem atual que deixou ecoar.

Seguiu-se um cortejo com quase um milhar de participantes, das muitas instituições e coletividades locais, que subiram até à Praça da República, numa profusão de cor e sentir.

Na inauguração oficial da Praça da República, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, fez-se acompanhar do vice-presidente da Assembleia da República para descerrar a placa inaugural deste novo espaço, cuja requalificação é um marco no plano de renovação do centro urbano da vila.

Sem quaisquer barreiras urbanísticas, a nova Praça da República é mais um projeto integrado no Plano “São Brás de Alportel Acessível a todos”. Um tributo à República, no centenário do município cuja história está intimamente associada à história da implantação do novo regime em 1910, para manter o seu espírito de sã rebeldia da “juventude”, com o envolvimento dos mais jovens, desde a conceção do projeto até toda a sua concretização.

Seguiu-se, na recém inaugurada Praça da República, a Sessão Solene Comemorativa, durante a qual foram agraciadas as associações e entidades locais e entregues insígnias municipais a um conjunto de personalidades.

A Insígnia Municipal de Valor e Altruísmo distinguiu Walter Sulzer, Maria Manuela Andrade e Sousa Fernandes, bem como Maria de Sousa Belchior. Três percursos de vida que constituem um exemplo na comunidade. A César Correia, Abílio Barros e Júlio Negrão foram atribuídas Insígnias Municipais de Mérito, como reconhecimento dos seus notáveis feitos.

Por fim, foram entregues as Insígnias Municipais de Honra, simbolicamente representadas pela Chave do Município a João Pires da Cruz, António Eusébio, António José Pires Bica e José de Sousa Pires (os dois últimos a título póstumo), antigos presidentes da câmara municipal democraticamente eleitos, assim como ao prior José da Cunha Duarte.

O facto de o Dia do Município coincidir com o Dia da Criança permitiu incluir nestas celebrações um momento muito especial para os mais pequenos: mais uma edição da Festa da Criança que decorreu no Jardim Carrera Viegas e que proporcionou a todos os meninos e meninas que estiveram presentes uma tarde recheada de animação e divertimento, com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais entre muitas outras brincadeiras.

Com o intuito de honrar o passado e oferecer uma visão documentada dos tempos que antecederam a fundação do concelho, cem anos depois, a Comissão das Comemorações do Centenário organizou a exposição “São Braz d’Alportel 1914”, inaugurada na Galeria Municipal. Esta iniciativa consiste numa mostra informal, que reúne documentação de finais do século XIX e inícios do século XX de grande relevância para o concelho, oferecendo um trajeto histórico ao longo de um período tão significativo para São Brás de Alportel.

Um dos momentos mais simbólicos destas celebrações foi a Romagem ao mausoléu de João Rosa Beatriz, fundador do concelho, no Cemitério Municipal, num tributo ao passado, ao som de acordes de violino.

Ao final da tarde, o executivo municipal, acompanhado por membros da Comissão das Comemorações do Centenário e demais ilustres são-brasenses, deslocou-se ao mausoléu de João Rosa Beatriz e ao mausoléu da família Passos, numa homenagem ao empenho e dedicação daqueles que foram os principais responsáveis pela fundação do concelho de São Brás de Alportel.

As Comemorações do Centenário do Município encerraram com o espetáculo musical “Miguel Gameiro & Pólo Norte”, incluído na “tour” dos 20 anos da banda portuguesa, numa Praça da República repleta.

No final do espetáculo chegou o aguardado momento de cantar os “Parabéns” a São Brás de Alportel e apagar as velas de um bolo de aniversário muito especial, elaborado por diversos estabelecimentos de doçaria, num desafio lançado à produção local, e servido pelos jovens são-brasenses.

O dia culminou com um espetáculo pirotécnico que deslumbrou o céu são-brasense durante 10 minutos, em mais uma alusão simbólica às 10 décadas de história celebradas neste dia imbuído de alma são-brasense.

“Celebrar o Centenário é uma oportunidade de visitar a história, recordar factos importantes do nosso passado e homenagear personalidades que foram e são uma referência para São Brás de Alportel”, afirmou Vítor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal.

“Neste dia não podemos esquecer o fundamental papel de dinamizador sociocultural desenvolvido pelas coletividades locais, bem como todos aqueles que todos os dias dão o seu contributo pessoal para o desenvolvimento do nosso concelho, com os olhos e a ambição focados no futuro, temos pela frente um ano de celebrações, um caminho que se fará partilhado com o contributo de todos, porque todos somos São Brás de Alportel e todos temos um papel a desempenhar na construção do futuro do nosso concelho!”, concluiu o autarca.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.