São Passos e Marques Valentim expõem em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

.

A exposição “Juntos na Arte”, da artista plástica São Passos e do fotojornalista Marques Valentim, será inaugurada esta sexta-feira, às 15h00, no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António.

Esta exposição de pintura e fotografia mostra trabalhos pictóricos de São Passos, que evidenciam as suas várias tendências e raízes, bem como imagens históricas do pós 25 de Abril de 1974 e fotos artísticas de Marques Valentim.

Ambos vão exibir na cidade pombalina quatro décadas de carreira. A mostra pode ser visitada até 29 de janeiro.

- Publicidade -

Marques Valentim

Nascido em Cascais, a 1 de agosto de 1949, Marques Valentim iniciou o seu trabalho de fotojornalista na Agência Europeia de Imprensa (AEI – Notícias) onde cobriu os principais acontecimentos que se deram no nosso País entre setembro de 1974 e agosto de 1975. A 1 de Setembro desse mesmo ano, iniciou oficialmente, a sua carreira de fotojornalista no diário “A Luta”.

Fez parte da equipa que lançou o “Correio da Manhã” – de 15 de março a 15 de setembro de 1979. Em outubro de 1979 entrou para o “Portugal Hoje”, onde permaneceu até ao fim deste matutino (ulho de 1982). Em 1982, fez parte do grupo de jornalistas fundadores do Semanário Desportivo “Off-Side”, tendo, em 1983, recebido em serviço deste jornal o prémio Gandula (Revelação) de Wilson Brasil.

Deixa, entretanto, o “Off-Side”, seguindo-se o “Comércio do Porto” e, posteriormente, o regressa aos quadros do “Correio da Manhã” onde desempenhou os cargos de repórter-fotográfico, sub-coordenador e editor fotográfico. Em 2001, recebeu uma menção honrosa, da revista “Visão”, relacionada com o prestigiado concurso de fotojornalismo “Visão”.

Colabora, actualmente, como free-lancer, no Jornal “Bombeiros de Portugal”, na revista “Segurança e Defesa” e “Globo”, entre outras.

São Passos

Maria Conceição dos Santos Mestre Passos Mealha (São Passos) nasceu na cidade da Beira (Moçambique), em 1949, e em terras africanas iniciou a sua carreira artística, primeiro no campo da escultura e depois na cerâmica.

A sua primeira exposição, como pintora, teve por cenário Tete, cidade moçambicana, e foi realizada com o patrocínio do Governo Distrital. Seguiram-se outras presenças, individuais e colectivas, na Beira, em Joanesburgo e Pretória (África do Sul), em Blantyre e Limbe (Malawi), antes de mostrar os seus trabalhos na Europa. Viria a fazê-lo, pela primeira vez, em julho de 1973, em Faro, numa exposição individual, que teve o patrocínio da Comissão Regional de Turismo e a convite do seu presidente, José Manuel Pearce de Azevedo.

Regressada à África, ensinou Arte na Escola Secundária de Tete, tendo sido louvada e premiada pela ministra da Educação (1974-1975) Graça Simbine, vindo a residir definitivamente para Portugal em 1976.

Trabalhou duas décadas no jornal “Correio da Manhã” (1986/2006). Os trabalhos de São Passos cativam o mais indiferente pela sua policromia, variando a técnica entre o naif e o abstracto, sem deixar de se notar as suas raízes africanas.

São Passos está, referenciada entre outros nomes das artes plásticas contemporâneas, na edição de 1995 “Aspectos das Artes Plásticas em Portugal” e em 1998 no livro “Arte 98”, ambos da autoria de Fernando Infante do Carmo.

A 10 de Março de 2012, São Passos foi empossada como embaixadora para a Paz pela Federação Internacional da Paz. Quase simultaneamente, é reconhecida pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora e pela ALDCI – Associação Lusófona, Desenvolvimento, Cultura e Integração, pelo “prestígio que granjeou nas artes plásticas e pelo seu grande contributo para o enriquecimento e divulgação da cultura moçambicana”.

É ilustradora de capas de Livros infantis e de Revistas Culturais, dentro e fora do país. Expõe com frequência os seus trabalhos em Portugal e no estrangeiro, há quatro décadas.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.