A indústria portuguesa do calçado bateu o champanhe francês e venceu esta segunda-feira na Lituânia os Prémios Europeus de Promoção Empresarial na categoria Apoio a Internacionalização das empresa.
A candidatura, apresentada com imagens da campanha “Portuguese Shoes: The Sexiest Industry in Europe”, protagonizada pelos modelos Sara Sampaio e Gonçalo Teixeira, fez sorrir uma plateia que reunia governantes europeus, membros da Comissão Europeia e responsáveis pelas candidaturas finalistas nas seis categorias dos prémios.
Na entrega, o júri admitiu que a escolha entre o projeto da região Champagne – Ardennes, o outro finalista nesta categoria, e os sapatos portugueses foi difícil.
“Receber este prémio é uma honra e uma responsabilidade. Queremos que o calçado português seja líder no mundo e é isso que nos motiva”, afirmou o porta voz da associação do sector, Paulo Gonçalves.
Tendo no crescimento das exportações uma das linhas de força para o futuro da economia nacional, Portugal vence este prémio pelo segundo ano consecutivo, depois dos Douro Boys terem conquistado o mesmo troféu no ano passado pela sua estratégia de promoção dos vinhos do Douro.
Margarida Cardoso (Rede Expresso)