Segredos de saúde e energia revelados pelos pulsos

ouvir notícia

- Publicidade -spot_img
José Mendes Silva, responsável pelo Centro Padma de Faro

Centro Padma funciona em Faro desde 1986

Conhecimentos orientais adquiridos durante séculos através de um conhecimento profundo do corpo humano atestam que os problemas de saúde passam sobretudo por um desequilíbrio de energias. Tão complexo quanto curioso, o corpo humano está recheado de pontos-chave que servem para re-equilibrar as energias e tratar doenças segundo explicou o responsável pelo centro Padma à JA Magazine

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem vindo a ganhar adeptos em todo o mundo ao longo dos anos e os profissionais que a ela se dedicam garantem que é eficaz no tratamento de problemas específicos mas é “extraordinariamente eficaz na prevenção”. Foi desta forma que José Mendes Silva, responsável pelo Centro Padma, em Faro, começou por explicar a atividade que exerce em Faro desde 1986.

- Publicidade -

No início da década de 80 deixou-se cativar pela MTC e acabou por abandonar a escola secundária onde dava aulas. Atualmente, o centro faz tratamentos recorrendo a acunpuntura, à fitoterapia, ao moxabustão, ginástica Qi Gong, massagem Tuina, terapia floral e tratamentos homeopáticos.

Entre as causas que originam os desequilíbrios de energia que posteriormente se tornam percetíveis através de sintomas são as perturbações emocionais – tais como o medo,  a raiva, a tristeza, a ansiedade, a obesessão e o pânico -, stress e pressão da vida moderna, a vida sedentária, alimentação incorreta, acidentes, condições climáticas desfavoráveis e traumas afetivos.

 José Mendes Silva explica que no contexto das medicinas orientais não se fala em doenças mas sim em doentes. “As chamadas doenças são consequência direta de uma perturbação da energia. Sem essa perturbação, elas não teriam aparecido. A verdadeira doença é portanto a perturbação ou disfunção da energia”, explica. “A MTC aprendeu ao longo dos milénios a percecionar as alterações dos pulsos antes, durante e após a perturbação da energia. O livro mais antigo da acupuntura, Nei Ting, escrito por volta de 1800 AC refere que «para curar não é preciso ocupar-se das doenças, mas sim regularizar os pulsos de maneira a que tenham os parâmetros normais. Os pulsos regularizados, as doenças desaparecem»”, conclui.

O método principal de diagnóstico em MTC é a palpação dos pulsos

Este método permite obter informações acerca :
· Do estado das energias Yin e Yang.

· Da situação energética das diversas entranhas (Órgãos – Tsang e Visceras – Fou) em termos de quantitativo.

· Da perceção das qualidades dos pulsos.

· Do enquadramento das queixas do paciente no desequilíbrio energético observado nos seus pulsos, permitindo assim um tratamento personalizado.

O tratamento que se segue obedecerá à correção do desequilíbrio observado nos pulsos. “Como se ajustássemos as espias de um mastro” diz a tradição.

A principal preocupação do acupuntor tradicional na sua tarefa quotidiana é manter os pulsos equilibrados nos seus pacientes. Estando equilibrados, a energia estará disponível e a imunidade estará a um nível capaz de corrigir ou evitar as perturbações energéticas.

E para a manutenção equilibrada da energia o paciente será aconselhado a ter higiene de vida através de exercício regular e equilibrado (Qi Gong, Tai Chi Chuan, Yoga, Pilates, etc…), alimentação equilibrada e técnicas de controlo das emoções (meditação, etc…).

A Prevenção na MTC

“Vale mais prevenir que remediar” diz o ditado. Em MTC a prevenção consiste em manter a qualidade e quantidade da energia de forma equilibrada, através do equilíbrio dos pulsos. “É o método mais económico da manutenção da saúde”, explica José Mendes Silva. “Após a correção dos distúrbios será necessário verificar o nível de energia com alguma regularidade, sobretudo nas mudanças de estação. O sistema imunitário sabe melhor do que o terapeuta ou o médico como agir mas não poderá desempenhar a sua função de escudo protetor se não tiver energia. Manter a energia equilibrada nos pacientes é criar uma condição fundamental para a imunidade e consequentemente para a saúde”, acrescenta.

No que respeita ao tratamento de crianças, o responsável pelo Centro Padma explica que “como a acupuntura não é um método fácil para elas, equilibramos a sua energia com estimulador dos pontos de acupuntura apropriado que não implica qualquer desconforto”.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.